sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cursos gratuitos em Universidades Famosas


Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Sempre que postamos artigos sobre Educação e Capacitação notamos que existe uma grande procura por parte das pessoas usuárias do Nit Portal Social.

Portanto, mais uma vez, estamos trazendo para vocês dicas interessantes e importantes nessas áreas! A HP Catalyst Academy acaba de criar cursos online, formatando cursos gratuitos e oficinas com viéis voltado à prática,  visando a capacitação de professores na área de "Stem", sigla que em inglês significa ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 
Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social


O site foi lançado no dia 16 de Abril, durante o Sinted - evento internacional que aconteceu em São Paulo, que reúne setores de tecnologia educacional. Jim Vanides, do escritório global de inovações sociais da HP diz que:
"Trabalhando com educadores de todo o mundo em outros projetos, a gente percebeu que a solução nunca pode ser só oferecer tecnologia. As duas variáveis que mais importam são uma ótima pedagogia combinada com a tecnologia adequada!"

Portanto, professores, que tal ensinar seus alunos a criar aplicativos que ajudem na solução de problemas da vida real? E a desenvolver games relacionados ao currículo? Já se interessou em saber como funcionam avaliações formativas via portfólios digitais?

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Inicialmente, os cursos são todos na língua inglesa e os professores interessados já podem realizar sua inscrição, embora eles só tenham início a partir do mês de junho. É possível conhecer os cursos em questão acessando o link da Catalyst Academy!

E já que nosso foco hoje é Educação e Capacitação, informamos também um projeto, NovoEd, criado pelo professor Amin Saberi, do Instituto de Computação e Engenharia da Universidade de Stanford, voltado para estudantes de fora da universidade. 
No total são sete cursos gratuitos (Criatividade, Empreendedorismo, Finanças dentre outros) para o público em geral e outros dez criados especialmente para alunos da universidade. O diferencial dessas aulas é a oportunidade dos alunos interagirem entre si, trocando ideias, validando o trabalho do colega, visto que os exercícios são realizados em grupos.

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Como resultado do sucesso já obtido, o curso de "Empreendedorismo Tecnológico" atraiu 40 mil estudantes de diversos países que durante as aulas formaram equipes e executaram projetos. Os 200 melhores grupos de trabalho encontraram mentores que ajudaram no desenvolvimento de planos de negócios e os 20 melhores fizeram um "pitch" para investidores. Vale ressaltar que ao final do curso várias empresas foram criadas e chegaram a receber investimentos.

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal SocialOutros sites também oferecem cursos online em diversas áreas e de universidades por todo o mundo e que vale a pena  conhecer. É o caso da Coursera Explore Courses que reune University of Minnesota, University of Pennsylvania, University of Toronto, Johns Hopkins University, University of Michigan, dentre tantas. Outro site também bastante interessante é o edX The future of online education.

Falamos muito de universidades estrangeiras e agora vamos falar das grandes universidades brasileiras. É o caso da PUC-SP que desenvolveu um programa chamado Língua Portuguesa Mooc que disponibiliza o aprendizado da língua portuguesagratuitamente, e com emissão de "Certificado". Uma outra vantagem oferecida pelo programa é utilizar o curso a distância como crédito para a faculdade, além de poder interagir com alunos e professores.

Muito se fala, mas pouco ainda se faz pela educação pública de qualidade em nosso país por parte de nossos governantes. E, como sempre acontece, aonde falha o poder público a sociedade se mobiliza.  

Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil brasileira que tem a missão de contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito a Educação Básica de qualidade. 
Apartidário e plural congrega representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais de imprensa, empresários e todas as pessoas ou organizações sociais que são comprometidas com a garantia do direito a uma Educação de qualidade.
 
Todos Pela Educação é uma instituição que atua como produtora de conhecimento, fomentadora e mobilizadora. Os objetivos do movimento são propiciar as condições de acesso, de alfabetização e de sucesso escolar, a ampliação de recursos investidos na Educação Básica e a melhora da gestão desses recursos.
Acesse o site, conheça o trabalho e ajude a divulgá-lo!

“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More