quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saiba que cuidados tomar ao dirigir na chuva


O verão está chegando e junto com a estação mais quente do ano vêm as chuvas tropicais - e, por conseqüência, os já conhecidos problemas de enchentes e alagamentos em ruas e avenidas das cidades. O número de acidentes de trânsito tende a aumentar em dias de chuva. E para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, os especialistas recomendam calma, prudência e muito cuidado. Para quem vai viajar no feriado, a previsão do tempo indica possibilidade de chuvas em vários estados.

RJTV
Os limpadores de pára-brisas precisam estar em bom estado (Foto: TV Globo)
As recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de pára-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.
 
"O cuidado tem que ser redobrado, afinal, as condições na chuva são perigosas e traiçoeiras", afirma o instrutor de pilotagem Cacá Clauset.
"Ainda assim, é pouco para confiar", diz o instrutor. Afinal, o principal perigo em dias de chuva está sempre camuflado. Trata-se da aquaplanagem, quando o pneu perde contato com o solo e fica sem aderência, sem controle nenhum. "Nessa situação, se o carro não te obedece, só resta rezar", diz o piloto e instrutor da escola de pilotagem de Interlagos, César Visconti. O efeito ocorre por excesso de água no solo, os pneus estão quase ou carecas e a velocidade é excessiva.

Para evitar um acidente assim, Clauset recomenda "jamais frear bruscamente". O ideal é desacelerar e deixar que a força da gravidade coloque o carro em contato com o asfalto. Outra dica do instrutor é sempre olhar pelo retrovisor.

"Se o pneu deixar um rastro grosso no asfalto, por uma boa distância, significa que ele não está numa situação perigosa. Agora, se as marcas estão muito próximas ao automóvel ou não existem, infelizmente está perto de um possível desastre".

“Se todas as recomendações fossem seguidas, não teríamos metade dos acidentes que vemos nos dias de chuva”, explica Visconti. Por isso, vale seguir algumas dicas:

Editoria de Arte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More