quinta-feira, 6 de junho de 2013

Curiosidades científicas

Números
  • Os prótons são tão pequenos que o pingo neste i pode conter algo em torno de 500 bilhões deles;
  • Um átomo típico possui um diâmetro de 0,00000008 centímetros;
  • De acordo com uma estimativa, pode haver até 30 milhões de espécies de animais vivendo no mar;
  • Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas;
  • Dado um suprimento adequadode nutrientes, uma única célula bacteriana consegue gerar 280 bilhões de indivíduos em um só dia. No mesmo perídodo, uma célula humana só é capaz de efetuar uma divisão.
  • No todo, existem cerca de 5200 trilhões de toneladas de ar à nossa volta - 9,7 milhões de toneladas para cada quilômetro quadrado do planeta; Um raio desloca-se a 435mil quilômetros por hora e pode aquecer o ar Pa sua volta até 27 mil graus centígrados, calor várias vezes superior ao da superfície do Sol.
  • Em qualquer dado momento, 1800 temporais estão ocorrendo ao redor do globo - cerca de 40 mil por dia.
  • A cada segundo, cerca de cem raios atingem o solo.

Fósforo
Um alemão chamado Hennig Brand, em 1675, convenceu-se de que o ouro poderia, de algum modo, ser destilado da urina humana. Ele recolheu cinquenta baldes de urina, que manteve durante meses em seu porão. Por meio de diferentes processos secretos, converteu a urina primeiro em uma pasta venenosa e depois numa substância maleável e translúcida. Após algum tempo a substância começou a brilhar e além disso, quando exposta ao ar, muitras vezes entrava em combustão espontaneamente. A substância se tornou conhecida como fósforo. No início, soldados foram solicitados para fornecer a matéria-prima, o que não era muito propício à produção em escala industrial. Na década de 1750, um químico chamado Karl Scheele descobriu um meio de fabricar fósforo em grande quantidade sem a sujeira e o cheiro da urina.

Scheele
Scheele foi um sujeito brilhante mas muito azarado. Era um famacêutico
pobre, mas mesmo sem aparelhagem avançada, conseguiu descobrir oito elementos: cloro, flúor, manganês, bário, molibdeno, tungstênio, notrogênio e oxigênio, mas não ficou com a fama pela descoberta de nenhum deles. Ele também descobriu muitos compostos químicos úteis, entre eles a amônia, a glicerina e o ácido tânico, e foi o primeiro a ver o potencial comercial do cloro como branqueador, descobertas
revolucionárias que enriqueceram outras pessoas. Azarado, porém destemido, Scheele possuía a estranha mania de provar uma pitada de todas as substâncias com que trabalhava. Em 1786, com apenas 43 anos, foi encontrado morto em sua bancada de trabalho, cercado por uma série de substâncias químicas tóxicas e ninguém soube qual delas ele provou por último.

Lavoisier
Lavoisier (1743-1794), considerado o criador da Qímica moderna, possuia em seu laboratório, o melhor particular existente, cerca de 13 mil provetas. No entanto, nunca descobriu um elemento novo, em uma época onde dois terços dos elementos ainda estavam por ser descobertos. Em 1771, aos 28 anos, cosou-se com Marie-Anne Pierrette Paulze, de apenas 14 anos, que tornou-se sua grande companheira de estudos e experimentos científicos. Como membro destacado da Academia Real de Ciências, em 1780, Lavoisier fez certas observações depreciativas sobre uma nova teoria da combustão submetida à academia por um cientista jovem. A teoria estava realmente errada, mas o jovem cientista nunca o esqueceu. Seu nome era Jean-Paul Marat.

Além de membro da odiada Ferme Générale (uma instituição profundamente desprezada, que coletava impostsos e taxas em nome do governo), Lavosier havia entusiasticamente construído a muralha que cercava Paris (uma construção tão detestada que foi a primeira coisa atacada pelos cidadões rebeldes). Em 1791, Marat, então uma voz proeminente daAssembléia Nacional, denunciou Lavoisier. Em maio de 1793, Lavoisier e 31 colegas da Ferme Générale foram levados ante ao Tribunal Revolucionário: oito foram absolvidos, mas Lavoisier e os outros foram imediatamente conduzidos à Place de la Revolution, local da guilhotina mais ativa da França. Menos de 3 meses depois, em 27 de julho, o próprio Robespierre foi despachado da mesma maneira e no mesmo lugar, e o Reinado do Terror rapidamente se encerrou.

Cem anos após sua morte, uma estátua de Lavoisier foir erguida em Paris e muito admirada, até que alguém observou que não se parecia nem um pouco com ele. O escultor admitiu que usara a cabeça do matemático e filósofo marquês de Condorcet, na esperança de que ninguém notasse a diferença. A estátua foi deixada no mesmo lugar por meio século, até que a Segunda Guerra Mundial, quando, certa manhã, foi levada e fundida como sucata.

Águas e Oceanos
  • Uma batata é 80% água, uma vaca, 74%, uma bactéria, 75%. Um tomate é composto de 95% de água e os seres humanos, 65%.
  • A maioria dos líquidos, quando resfriados, contrai-se cerca de 10%. A água também se contrai, mas só até certo ponto. Quando está prestes a congelar, começa a se expandir. Depois de sólida, fica quase 10% mais volumosa do que antes. Justamente por se expandir, o gelo flutua. Sem essa excentricidade, o gelo afundaria, e os lagos e oceanos congelariam de baixo para cima.
  • Privados de água, o corpo rapidamente se deteriora. Em poucos dias, os lábios somem como que amputados, as gengivas enegrecem, o nariz reduz-se a metade do comprimento e a pele contrai-se tanto em torno dos olhos que não se consegue piscar.
  • Precisamos de sal para sobreviver mas em quantidades ínfimas: a água do mar contém 70 vezes mais sal do que conseguimos metabolizar com segurança.
  • Existe 1,3 bilhão de quilômetros cúbicos de água na Terra;
  • No todo, o Pacífico contém pouco mais de metade de toda a água oceânica (51,6%); o Atlântico contém 23,6% e o Índico, 21,2%, restando apenas 3,6% para todas as outras massas de água;
  • A profundidade média do oceano é de 3,86 quilômetros; o Pacífico é, em média, cerca de trezentos metros mais profundo que o Atlântico e o Índico.
  • No todo, 60% da superfície do planeta é oceano com mais de 1,6 quilômetros de profundidade.
  • Três por cento da água da Terra é doce, a maior parte se apresentando como lençois de gelo. Somente uma parte minúscula - 0,036% - se encontra em lagos, rios e reservatórios.
  • Quase 90% do gelo do planeta encontra-se na Antártida, e grande parte do restante, na Groenlândia. A Antártida sozinha possui 25 milhões de quilômetros cúbicos de gelo, o suficiente para elevar os oceanos em 61 metros caso todo seu gelo derretesse.
  • A grande baleia-azul, é uma criatura de proporções gigantescas: pode chegar a ter 33 metros de comprimento e pesar mais de 180 toneladas; sua língua pesa tanto quanto um elefante, seu coração é do tamanho de um carro e alguns de seus vasos sanguíneos são tão grossos que alguém poderia nadar dentro deles. É o animal mais gigantesco da Terra, maior mesmo que o maior dos dinossauros. As baleias-azuis às vezes interrompem um canto para retomá-lo no mesmo ponto seis meses depois. Pode começar um canto novo, que nenhum mebro poderia ter ouvido antes, mas que cada um já conhece. Não se tem a menor idéia de como isso é possível. A baleia-azul é também o animal mais ruidoso do mundo. Emitem sons de baixa frequência que atingem os 188 decibéis — mais fortes que o som de um avião a jacto — que podem ser ouvidos a mais de 800 quilómetros de distância
  • A lendária lula-gigante, longe da escala da balei-azul, é um animal de grande porte, com olhos do tamanho de bolas de futebol e tentáculos capazes de se estender por dezoito metros. Pesa quase uma tonelada, e é o maior invertebrado da Terra. Curiosamente, ninguém nunca viu uma lula-gigante viva.
Fontes: 'Breve história de quase tudo', Bill Bryson e Wikipédia
Imagens: Wikipédia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More