quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Escolhendo o Seu caminho Para a Riqueza

O seu plano financeiro ditará o seu destino. Agora você só tem que descobrir como chegar lá.
Há quase tantas maneiras de criar riqueza, quanto existem pessoas pensando sobre como fazê-lo. Você pode investir na bolsa ou em imóveis. Você pode inventar uma nova maneira de tocar música, ler o que está escrito ou enviar sinais de televisão através do ar.
Você pode disseminar sua experiência em uma área especializada, prestar um serviço que ninguém mais fornece ou construir a próxima franquia de fast-food internacional. Você pode ganhar dinheiro, casar-se com o dinheiro ou herdar dinheiro (embora essas coisas estão fora da “mentalidade de milionário” de ter o controle de seu próprio futuro financeiro, porque todos eles dependem, de certa forma, de forças externas para se tornar realidade).
Seja qual for o caminho que você escolher, mantenha essas coisas em mente para melhorar sua chance de sucesso:
  • Você ganhará dinheiro suficiente? Você não pode colocar seu plano financeiro em operação se você não ganhar dinheiro suficiente para cobrir suas despesas básicas e ter alguma sobra para seus objetivos a longo prazo.
  • É algo que você gosta? É mais provável que você se comprometa com um negócio de que você gosta, e, portanto, é mais provável que você se comprometa com o seu plano financeiro. Engenheiros podem fazer um monte de dinheiro, mas se você odeia matemática, provavelmente não é o caminho certo para você. Além disso, o mundo já tem um número suficiente de pessoas que odeiam seus empregos, seus negócios, etc.
  • É algo que você tem um talento? Você pode sonhar em tornar-se um grande músico quando você está tocando “Guitar Hero” em sua sala de estar, mas se você não sabe tocar nem um simples acorde, é provavelmente que isso seja apenas uma fantasia. Descubra em que você é bom e, em seguida, procure oportunidades onde você possa colocar seu talento natural para trabalhar.
  • É algo que você tem as habilidades? Se você não sabe nada sobre contabilidade exceto que os números são supostamente para fazer balanço, provavelmente não vai querer montar um escritório contábil. Você pode sempre aprender, é claro, mas sua curva de aprendizagem afetará o calendário para seu plano financeiro.
Almejar o dinheiro por si só não é enriquecedor nem gratificante. Os milionários mais felizes são aqueles que conciliam um trabalho do qual eles realmente gostam com os objetivos financeiros que definiram para si. Eles têm um forte desejo de ter uma vida mais enriquecedora, melhor e mais abundante e dinheiro é apenas uma parte das riquezas que procuram.

Quando Chegar lá, Fique lá

Qual a sua imagem de riqueza? Significa ser capaz de comprar o que quiser e quando quiser? Significa adquirir uma certa quantia e, em seguida, não pensar mais sobre dinheiro?
Ambas estas ideias de riqueza são comuns para pessoas pobres. Pessoas ricas podem ter os meios financeiros para comprar tudo o que elas querem sempre que quiserem, mas raramente o fazem. Primeiro por que, quando você adquirir o hábito de atribuir seus valores e prioridades para as armadilhas da riqueza, você nunca realmente agirá de outra forma. Segundo por que, pessoas ricas não ficaram assim gastando seu dinheiro em cada desejo fugaz.
E agora nós vamos compartilhar com você um pequeno segredo sobre o dinheiro: ninguém nunca chega a um ponto onde não terá que pensar mais nisso. Se você não tiver o suficiente para atender às suas necessidades básicas, você tem que pensar sobre como fazer mais ou como cortar suas necessidades para coincidir com o dinheiro que você tem.
Quando você tiver suficiente para cobrir suas necessidades básicas, você tem que pensar sobre o que você quer fazer com tudo o que sobra — se você quer a gratificação instantânea que vem de gastá-lo imediatamente, ou se você deseja poupar ou investir para o futuro.
Quando você tem dinheiro para poupar ou investir, você tem que pensar em como você deseja poupá-lo ou investi-lo. E quando você tem milhões, você tem que pensar sobre o melhor uso desse dinheiro, agora e para os seus objetivos futuros.
Riqueza é como uma máquina de movimento perpétuo: está sempre se movendo. Às vezes vai para frente, às vezes para trás, mas nunca para. Quantas vezes ouviu que o mercado acionário estava parado durante um dia inteiro? Não frequentemente: você ganha ou perde alguma coisa quase todos os dias. Com o seu dinheiro é o mesmo. A única diferença é quanto ou quão pouco ele se move todos os dias.
OK, você diz, isso faz sentido se você está investindo no mercado de ações. Mas e se eu apenas pegar o meu dinheiro e colocar embaixo do colchão? Ele estaria parado. Não, ele não estaria. Ele iria se desvalorizar, graças a esse insidioso monstro da economia chamado inflação. Mesmo quando a economia é boa, a inflação desvaloriza o seu dinheiro – não tão drasticamente como faz durante períodos econômicos críticos, mas ela ainda reduz o seu poder de compra.
Até mesmo uma baixa taxa de inflação desvaloriza o real. Uma taxa de inflação anual de 2% significa que o que o um real poderia comprar há um ano atrás vai custar R$ 1,02 hoje. O dinheiro em seu colchão não vai comprar a mesma coisa pelo mesmo valor daqui há um ano do que comprará hoje, assim o seu valor está decrescendo.
A inflação e a economia global ditam o quanto seu dinheiro tem de trabalhar pesado para crescer em valor real, e isso significa que você tem que pensar sempre sobre as melhores escolhas que pode fazer com o dinheiro, não importa quão grande é o seu valor líquido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More