sábado, 7 de junho de 2014

Albergue é um bom negócio para se investir?



Estamos perto do verão, férias e um dos tipos de prestação de serviços que é mais procurado nesta época, são hotéis, pousadas e albergues. O que diferencia estes três tipos de estabelecimento além dos preços, é o tipo de serviços que são oferecidos.
O Ministério do Turismo, define da seguinte forma:
 Hotel
Meio de hospedagem com serviço de recepção e de alimentação com quartos privativos
Pousada
Meio de hospedagem de característica arquitetônica predominantemente horizontal, com até três pavimentos, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação.
Albergue
Oferece quartos que podem conter até mais de 20 leitos, os dormitórios são divididos entre homens e mulheres e até mistos. Geralmente os quartos são divididos entre pessoas que não se conhecem, alguns tem cozinha equipada e até máquina de lavar roupa e muitas outras comodidades como sinal de internet e até quartos privativos.
No site do SEBRAE, informa que para a copa de 2014, são estão sendo criados novos albergues, que o investimento inicial, gira em torno de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais),  este valor pode variar dependendo da cidade e das características do imóvel, que terá que passar por algumas adaptações. Segundo o site, para o negócio ser rentável é necessário ter no mínimo 40 leitos com um valor médio da diária de R$40,00 (quarenta reais).
Um requisitos básicos para se abrir um albergue, é gostar de lidar com pessoas, ser educado e oferecer um serviço eficiente para o seu hóspede, para que ele queira voltar ou indicar a outras pessoas o seu estabelecimento. 
Segundo dados da Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), o número de estabelecimentos recém-abertos filiados à instituição cresceu 67,2% nos últimos cinco anos -passou de 61 em 2007 para atuais 102. 
A documentação necessária para se abrir um albergue:
Abra a empresa, registre no setor de hotéis, prefeitura e junta comercial e depois é preciso se credenciar, por meio do envio de uma carta-consulta, na Federação Brasileira de Albergues da Juventude (ABAJ) e também junto à Associação de Albergues da Juventude local. O interessado em montar um albergue deverá pedir que haja uma análise do local por um técnico, assim, se o local for aprovado, ele receberá uma placa que deverá ser disposta com os seguintes dizeres “Hostelling International”, a ser colocada na entrada do lugar. Esta etapa deve ser iniciada junto com a estrutura, para poder ganhar tempo, já que pode demorar entre um a seis meses até o aval final ser concedido.
 Alguns serviços são obrigatórios, como o café da manhã, que deve ser oferecido aos hóspedes, mas lembre-se que não existe a necessidade de haver garçons, por exemplo, já que se trata de hostel e, portanto, cada um lava a sua louça no final da refeição. Outros aspectos que devem ser obrigatórios são a ficha de registro da hospedagem, cofres, guarda de bagagens, lavanderia, cozinha aberta para todos e um mural com bastantes instruções sobre o estabelecimento, tais como horários e regras.
Mais informações como plano de negócios e outras orientações, entre no site do SEBRAE ou procure o da sua cidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More