terça-feira, 12 de agosto de 2014

Saúde em Primeiro, Dinheiro em Segundo Lugar

Uma das conversas recorrentes que tenho com familiares, amigos e colegas é que não há como desperdiçar dinheiro em boa saúde. Alimentos orgânicos podem ser caros. A academia pode ser cara em relação a se exercitarem casa. Vitaminas ou medicamentos pode ser onerosos. Mas se você pode gastar seu dinheiro em uma coisa nesta vida, não deixe que seja educação, família ou seus pertences. Gaste em saúde.
Warren Buffet tem 78 anos e é o segundo homem mais rico dos EUA. Você acha que ele estaria recebendo os elogios para a riqueza acumulou e perspicácia se tivesse morrido aos 42 anos? Talvez. Muitas gente rica morre jovem. Muitas pessoas pobres morrem velhas. Riqueza e saúde são completamente alheios entre si. Tenho certeza que cada um de nós conhece pessoas idosas pobres e jovens ricos, o oposto e muitas outras variações. Mas a idade tem sido visto como uma virtude, pelo menos tão valiosa quanto riqueza.
Mas a pergunta chave é: você prefere ser velho e moderadamente bem de vida ou morrer fabulosamente rico em tenra idade? Duvido que você gostaria de viver uma vida de altos e baixo e morrer rico aos 40 ao invés de ter uma vida de classe média, moderada e morrendo aos 80. A saúde é, em certo sentido, o trofeu final.
Se você considerar que uma vida longa é algo que vale a pena ser perseguida, é surpreendente que tanta gente não se incomode. Eu construi minha carreira à custa da minha saúde na melhor parte dos meus vinte anos. Não pensava na vida aos sessenta anos – era o meu dinheiro e eu o queria agora. Quantas vezes você disse a si mesmo que está ocupado demais com trabalho para ter algum tempo para se exercitar?
Não exercito tanto quanto deveria. Alguns anos atrás eu corria competitivamente, levantava pesos 3 a 4 vezes por semana e tinha uma dieta 90% vegetariana. Estava na melhor forma da minha vida. Mas trabalho, filhos e vida atravessaram meu caminho e deslizei muito na escala de saúde. É fácil de acontecer. Se já esteve em forma você sabe como é simples deslizar. Mas isso não é desculpa. Sua saúde é a única coisa que, além da sua mente, você pode controlar nesta vida.
Não negligencie sua saúde. Perdi 20 kilos e isto é possível para qualquer um (embora eu tenha recuperado uma boa parte daquilo e preciso me esforçar mais para baixá-la). Lembre-se que sua saúde vale mais do que todo o dinheiro do mundo. Basta perguntar a alguém que não é saudável e você obterá uma resposta direta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More