sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Contas poupança para crianças


As contas específicas para crianças não compensam face aos melhores depósitos normais. Se tiver mais de mil euros para investir, opte por Certificados do Tesouro ou pondere subscrever fundos de ações e obrigações.

Caso pretenda preparar um pé-de-meia para o seu filho, não se maravilhe com as contas específicas, pois não têm melhores remunerações do que os depósitos a prazo. A maioria dos bancos comercializa contas à ordem para crianças e jovens (dos 12 aos 30 anos), que servem sobretudo de suporte às de poupança. Para tornar os produtos mais apelativos, alguns bancos apresentam uma estratégia publicitária mais agressiva: anunciam a oferta de mealheiros e outros brindes.


Boletim ou certidão para abrir

Antes de abrir conta, confirme se tem os documentos necessários. No caso do menor, bilhete de identidade e cartão de contribuinte (ou cartão do cidadão) ou passaporte. Alguns bancos só pedem a certidão de nascimento ou um documento público equivalente, se o menor não for português.
Os representantes legais, se forem os pais, devem apresentar os documentos de identificação civil, fiscal, comprovativo de morada, profissão e entidade patronal, caso exista. Se o poder paternal estiver entregue a um dos progenitores, a uma terceira pessoa ou instituição, é ainda precisa a autorização do tribunal.

Remuneração em ponto pequeno

A remuneração das contas de poupança é apresentada em termos anuais nominais brutos (TANB), ou seja, sem a tributação fiscal de 21,5% sobre os juros. Peça antes o valor da taxa anual efetiva líquida (TAEL), pois permite comparar produtos com prazos diferentes e líquidos de imposto.
Regra geral, nestas contas, a TAEL varia entre 0,3% e 3,4%, uma remuneração pouco atrativa. Mais: produtos com características semelhantes, como os depósitos a prazo, podem ser mais rentáveis (4,7%, por exemplo), sobretudo se contratados pela Internet. Os Certificados do Tesouro são a aplicação de capital garantido e de baixo risco que mais rende atualmente. E se estiver disposto a cor­rer algum risco, diversifique e opte por fun­dos de investimento de ações e obrigações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More