sábado, 24 de março de 2012

O que os computadores gastam em energia



O consumo de energia nos computadores é muitas vezes descurado. Muitas vezes fica-se com a sensação que o seu consumo é reduzido… Especialmente o dos portáteis! Mas tal não é obviamente o caso.
Para monitorizar o consumo dos computadores, há várias formas. Desde a monitorização externa, até à cada vez mais frequente possibilidade de utilizarmos mecanismos de monitorização dos próprios equipamentos. Nos portáteis Toshiba, existe uma aplicação, eco Utility, que nos dá conta do consumo em tempo real. Neste momento estou a consumir o equivalente a 8 Wh, mas num modo de poupança maior, consigo trabalhar a 6 Wh.



De uma forma geral, quando o consumo de CPU é mais elevado, o consumo é maior. Imagino que programas como o SETI@home sejam um pecado mortal para as nossas economias. Para além de promoverem a utilização permanente do computador, consomem tipicamente 100% do CPU. O mesmo acontecerá a programas que utilizem intensivamente esses recursos, como sejam os jogos de computador…
A percepção dos consumos que temos com os nossos computadores pode-nos ajudar a diminuir os nossos consumos energéticos. No caso dos portáteis, uma poupança do consumo significa também uma extensão da sua autonomia. Em quase todos os casos, um computador desligado é sempre a forma mais rápida de começar a poupar energia, e dinheiro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More