sábado, 24 de março de 2012

Pneus - Qual a pressão correcta para poupar?



Os pneus são um elemento fulcral no consumo do automóvel. Neste artigo falamos sobre a resistência ao rolamento. Agora vamos referenciar outro tema muito comum, quando se fala de melhorar o consumo de combustível num automóvel: a pressão dos pneus.
Em primeiro lugar, não nos devemos esquecer que a pressão correcta deve ser medida quando os pneus estão frios. Isso significa essencialmente que devem ter rodado o mínimo possível, e que a pressão não deve ser alterada quando uma longa distância já foi percorrida. O mesmo se aplica se estiveram muito tempo ao Sol, ou a elevadas temperaturas. A pressão correcta dos pneus encontra-se no manual do seu carro, mas desde 2003 que aparece tipicamente na parte inferior do pilar B (na porta do condutor, o pilar que separa da porta de trás).
Uma pressão correcta dos pneus optimiza o desempenho e longevidade dos pneus, bem como o consumo de combustível. Um pneu com pressão a mais reduz a superfície de contacto com o pavimento, como a imagem acima documenta, causando potenciais problemas de segurança e consumindo o pneu mais no seu interior. O consumo é todavia mais reduzido, e aumenta a capacidade de manobra. A força que exerce ao guiar é, aliás, uma das melhores formas de verificar se a pressão dos pneus da frente se desviou da habitual. Um pneu com pressão a menos aumenta significativamente o seu consumo, sendo que uma pressão 6 psi inferior à recomendada pode aumentar o consumo até 5%. Nestas circunstância, é o bordo do pneu que se desgasta rapidamente, sendo tal a principal fonte de desgaste de muitos pneus.
Resumindo, verifique mais vezes a pressão dos pneus, e adequa-a às circunstâncias da condução do dia-a-dia. Poupará não só em combustível, e na vida útil dos seus pneus, mas também incrementará a segurança para si e para os restantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More