terça-feira, 6 de março de 2012

Onde não devemos poupar?


Até agora temos dado conselhos sobre as coisas onde é possível poupar, seja energia, electrodomésticos, roupa, viagens, lazer, e um sem-fim de outras coisas onde indicámos como poderia poupar dinheiro. Hoje vamos falar também das coisas onde não se deve poupar.
A primeira situação onde não devemos poupar é na saúde. É das poucas coisas que não se compra com dinheiro. Pode poupar tudo o que quiser, mas por muito dinheiro que possa vir a ter no futuro nunca irá poder comprar a sua saúde. Se for preciso ir ao dentista, não hesite, se for necessário comprar um par de óculos, então compre. Tudo aquilo que fizer agora irá reflectir-se no futuro, pelo que deve preservar agora a sua saúde para não vir a pagar caro no futuro.
Por exemplo, se tentar poupar, evitando comprar um par de óculos, mas de que precisa porque já não tem a vista a cem por cento, isso poderá fazer com que daqui a dez ou quinze anos possa vir a ter um sério problema na vista e não consiga trabalhar, não lhe permitindo assim trabalhar para ganhar dinheiro ou mesmo para o seu próprio sustento.
Outra coisa onde não deve poupar dinheiro é nos estudos dos filhos, se os tiver, naturalmente. E por estudos refiro-me aos livros e material escolar. Não quero, no entanto, dizer que deve comprar o material melhor e mais caro, longe disso, mas se for necessário um compasso, compre-o onde quer que seja, mas compre-o, ou se tiver alguém que lhe dê um usado, mas em bom estado, então siga. Mas poupar nas compras de material escolar são contas de outro rosário, de que iremos falar ainda noutro artigo mais completo.
Outro aspecto sobre o qual não é possível poupar, e com poupar quero dizer que não é possível não o ter, são os seguros. Se tiver um carro ou uma mota, já sabe que é obrigatório ter seguro, no entanto, continuam a circular as notícias sobre a inusitada quantidade de pessoas que continuam a circular por ai sem seguro, nem carta de condução.
Outro seguro que não deve evitar é o seguro multirriscos para o lar. Está bem que é sempre algum dinheiro gasto, mas pode sempre acontecer algum imponderado, como por exemplo, estragar-se uma máquina de lavar roupa e provocar uma inundação na sua casa e na do vizinho de baixo. Neste caso irá dar imenso jeito ter um seguro para cobrir esta eventualidade.
Estas são as três coisas onde considero que não se deve poupar dinheiro. Como tudo o resto, haverá opiniões diferentes, alguns pensarão que se poderá poupar aqui, outros ali, mas cada um deve saber como melhor fazer as coisas. Aqui iremos sempre tentar ajudar no que pudermos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More