terça-feira, 17 de abril de 2012

Dinheiro no fim do mês


Todos os meses a mesma coisa. Chega o fim do mês e o dinheiro não chega para tudo. Se sempre foi assim, agora a situação é para muitos pior, com o aumento dos impostos, congelamento de salários, preços mais altos e infelizmente mais desemprego, a saúde financeira que já era periclitante tornou-se impossível.
Antes de recorrer ao crédito para pagar dívidas, tente caminhos alternativos como … começar a controlar os seus custos e tentar por algum dinheiro de lado. nem que sejam 10 euros por mês: já é um começo no bom sentido!
  1. Faça o check-up financeiro tentando responder às perguntas selecionando a opção que melhor descreve a sua situação.
  2. Agora faça o seu orçamento familiar. Se não tiver os valores exatos, pode para começar fazer as contas usando valores aproximados. Depois, durante um mês, junte todos os talões e recibos das compras, organize-os pelos tópicos apresentados no orçamento familiar e faça novamente os cálculos.
  3. O valor é negativo? Isso é um sinal de alarme! Escolha então os itens da lista onde vai ter de cortar e reduzir custos. Coisas como diversão e lazer, sobretudo se fuma ou idas ao ginásio ou ainda alimentação fora, devem ser cuidadosamente repensadas!
  4. Gastos com eletricidade, água telecomunicações também podem ser trabalhados, tomando atitudes mais responsáveis em relação aos consumos.
  5. Nos transportes verifique se os transportes públicos são uma alternativa ao carro e se tem de usar carro partilhe a viajem com pessoas que fazem o mesmo trajeto e dividam custos. O mesmo se aplica se tem de levar crianças à escola (a não ser que já tenha o carro ocupado com os seus filhos, leve os filhos de um vizinho partilhado custos).
  6. Cartões de crédito: se ainda tem um, deixe-o em casa. Esqueça o código e apenas use em caso de extrema emergência (já não tem dinheiro para comprar alimentos básicos ou pagar um custo fixo, situação que seria muito complicada!), em breve o valor em dívida baixará e será menos uma despesa.
  7. Dispense (temporariamente a empregada doméstica) e ponha a sua família a ajudar em casa. Se todos contribuírem com pequenas tarefas, nem se precisará de empregada.
  8. O supermercado é sempre uma fonte de gastos muito grandes, sobretudo pela tentação que os escaparates, as cores exercem nos consumidores. Resista, faça listas de compras, não leve cartões, apenas dinheiro suficiente para as compras em questão e estude as diferenças de preços entra as várias cadeias de supermercados.
No mês seguinte, siga as regras que estipulou rigorosamente e faça novamente  a avaliação da sua sitação recorrendo ao calculador de orçamento familiar. Verifique se melhorou a sua situação e continue até ter as suas contas no verde e capaz de poupar um pouco mais.
Se tomar atitudes mais responsáveis em relação ao dinheiro verá com em pouco tempo terá dinheiro para o dia-a-dia, para lazer, férias e até poupar!
Ainda não há mais nada sobre este assunto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More