sábado, 21 de abril de 2012

Poupar na iluminação caseira



Atualmente, a iluminação é um bem essencial nas sociedades modernas e está diretamente ligada ao tema “Energia”.
É também uma área susceptível de intervenção, de forma a economizar algum dinheiro na conta da eletricidade. As dicas para poupar na iluminação doméstica, aqui apresentadas, são um bom exemplo disso.

Substitua lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas de baixo consumo.

As lâmpadas incandescentes são responsáveis pelo consumo muito elevado de energia. Isso deve-se ao facto de estas produzirem muito calor para gerar luz. Como alternativa, pode adquirir lâmpadas fluorescentes compactas, que lhe permitirá poupar até 80% de energia.

Mantenha as luzes apagadas, se não estiver a fazer uso delas.

É importante evitar gastos de energia desnecessários, por isso certifique-se se apaga uma determinada luz, se não estiver a fazer uso dela.

Aproveite a luz solar sempre que possível.

Durante o dia, e dependendo das condições atmosféricas, é possível poupar até 100% nos gastos em iluminação. Deixe as persianas abertas ou dirija-se a um espaço mais iluminado pelo Sol, para evitar gastos desnecessários durante o dia.

Se possível, reúna-se com os seus familiares num único compartimento.

Se tiver muita gente em sua casa, lembre-se que pode poupar energia reunindo todos, num menor número possível de divisões. Desta forma, está a reduzir o número de luzes necessárias para satisfazer as necessidades das diferentes pessoas espalhadas pela casa.

Antes de se deitar, verifique se apagou todas as luzes.

É raro acontecer, mas uma luz esquecida durante a noite, pode ser responsável por uma surpresa indesejada na fatura da eletricidade.

Aproveite a luz lunar ou da rua, em vez de deixar lâmpadas ligadas durante a noite.

Durante a noite, é comum a muita gente deixar uma luz acesa no corredor ou num quarto. Este ato pode ser dispendioso, mas por vezes é necessário. Se tiver possibilidades, aproveite a luz emitida pela lua ou pelos candeeiros públicos, através da clara-bóia ou deixando as persianas ligeiramente abertas. Em alternativa, certifique-se que utiliza lâmpadas noturnas de baixo consumo.

Evite ter mais que uma lâmpada acesa por compartimento.

Evite candelabros com múltiplas lâmpadas acesas e opte por apenas um candeeiro ou pela ligação geral do compartimento.

Utilize candeeiros solares para o exterior.

Se tiver jardim ou terraço, utilize candeeiros solares em vez dos tradicionais. Estes, permitem armazenar energia durante o dia, que poderá ser bem aproveitada durante a noite.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More