domingo, 27 de maio de 2012

Manipulação Digital Publicitária

"Fotografia é aquilo que vemos. Porém, aquilo que vemos depende daquilo que somos." (José Medeiros)


.........Hoje a manipulação de imagem está tão presente em nosso dia-a-dia que se tornou algo tão comum que não nos espantamos com a realidade muitas vezes distorcidas pela edição digital. A manipulação ganhou espaço nos anúncios, identidade visual, capa de CD, livros, posters de filmes e etc. Para muitos, a manipulação virou um válvula escape para o mundo imaginário existente na sua cabeça, misturando realidade e fantasia em uma só imagem e transformando sonhos em um pedaço de realidade.
.........Aquela história de fotógrafos que afirmam que uma fotografia boa de verdade deve ser conseguida exclusivamente no momento do clique já era. Mesmo porque o retoque em fotos sempre existiu desde que a fotografia foi inventada. A diferença é que hoje, com a tecnologia digital, fica muito mais fácil e versátil fazer alterações de todo tipo em nossas imagens.
.........Todo tipo de alteração que fazemos na foto depois de tirada é chamado de pós-produção. O Photoshop é de longe o software mais utilizado graças a sua gama de recursos e ferramentas. Mas existem outros no mercado, como por exemplo o Lightroom, o Photopaint e o Photomatix. Este último usado para gerar imagens do tipo HDR. Os recursos dos softwares de edição de imagens abriram uma porta para um novo mundo de possibilidades. A alteração de cores, de contraste, de saturação, as distorções variadas, a sobreposição de imagens… tudo isso possibilita a criação de novas atmosferas para tornar incríveis imagens que poderiam ser banais.
.........A publicidade viaja nesse mundo surreal e muitas vezes criam situações impossíveis para lançar, vender um produto ou serviço. Sempre preocupado em surpreender o consumidor de forma criativa e diferente. Veja alguns exemplos de peças gráficas onde foram manipuladas as imagens para ganhar mais destaque e atrair atenção do público-alvo.
(Clique na Imagem para Ampliar)



















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More