sexta-feira, 18 de maio de 2012

A melhor hora para abastecer o automóvel


Termicamente, os líquidos se comportam como os sólidos, sofrendo uma dilatação volumétrica quando submetidos a uma variação de temperatura. A dilatação aumenta o seu volume, mas mantém sua massa constante, então, 10 kg de água possui diferentes volumes a 10 °C e 30 °C.
Usando como exemplo a gasolina, que possui um coeficiente de dilatação alto se comparado a outras substâncias (γ = 1,2 x 10-3 °C-1), onde você paga pelo volume abastecido e não pela massa de combustível, é mais vantajoso abastecer em um horário em que essa massa de gasolina ocupa o menor volume possível. Mas quando isso acontece?
A gasolina quanto mais fria, maior sua densidade (relação entre massa e volume), então, é melhor abastecer nessa situação. Como o processo de absorção de calor não é algo instantâneo, o combustível estará mais frio no início da manhã, pois passou a noite toda perdendo calor, enquanto no fim da noite, estará mais quente.
O melhor horário para abastecer o seu veículo, então, é no início da manhã, pois o combustível no tanque do posto estará mais frio. Como exemplo, um carro abastecido com 50 litros de gasolina a 20 °C, estacionado no sol durante todo o dia, no fim do dia a uma temperatura de 35 °C, terá o volume de gasolina aumentado em 0,9 litros.
Mas tome cuidado, não vá encher muito o tanque do seu carro, pois está correndo o risco do combustível transbordar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

Boa materia, pena que tenha tanta propaganda no texto, que fica ate dificil para ler.

Porra meu, propaganda ate nos comentarios????
E não sou um robo, se fosse ,não teria dificuldade em ler esta maldita captcha no final.

um professor de física já tenha me falado sobre isso.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More