terça-feira, 1 de maio de 2012

Reunir dinheiro ganhando pouco ...



Este é um dilema de muitas pessoas e à partida há a tendência ou talvez um reflexo para considerar algo impossível de concretizar.
Até porque se considera que já ganha pouco para pagar as suas contas, como juntar dinheiro, afinal?
Neste artigo lançamos-lhe um desafio que caso seja aceite é bem possível que mude a sua vida de uma vez por todas.
Mas como diz o ditado “não há almoços grátis” e na realidade não estamos aqui para lhe prometer saídas fáceis.
A nossa intenção não passa por lhe dar fórmulas de como juntar dinheiro rápido nem lhe vender nenhuma poção mágica que o fará no dia seguinte acordar milionário.
O primeiro passo é ser realista e focar-se no seu objectivo sem procurar saídas fáceis. Até porque decerto que já ouviu falar de casos de pessoas que acabaram por ser ludibriadas porque simplesmente procuravam atalhos.
Portanto, mantenha-se afastado de promessas infalíveis pelas quais terá de pagar e que mais tarde ou mais cedo o farão sentir-se revoltado e, claro, com menos dinheiro na carteira.

Analise a Sua Situação Financeira Actual

O nosso papel é ajuda-lo a analisar a sua situação financeira e dar-lhe a conhecer perspectivas que nunca ponderou e que o poderão levar a conseguir adoptar uma postura que até aqui julgou não ser possível.
O primeiro passo é mudar completamente a sua perspectiva em relação ao dinheiro que ganha e que possui.
Saiba que os economistas e especialistas em finanças pessoais, aconselham a que todas as pessoas apliquem uma percentagem mensal, mesmo que mínima, do seu dinheiro. Sendo que com o restante deverá então pagar as suas contas.
Isto, poderá à partida parecer-lhe totalmente descabido, mas efectivamente a nossa postura em relação ao dinheiro que possuímos acaba por se reflectir nas nossas finanças, quer melhor quer pior.
Portanto, antes de prosseguir na leitura deste artigo, deverá reflectir se a forma como tem gerido o seu dinheiro até à data o fez realmente ganhar dinheiro, perder dinheiro ou apenas lhe permitiu com enorme esforço pagar as suas contas.

Movimente o Seu Dinheiro

Para conseguir realmente entender como juntar dinheiro ganhando pouco, tem de ser sincero e tem, de facto, que reflectir sobre a sua realidade neste momento.
Se a forma como tem gerido as suas finanças o mantêm entre pagar as suas despesas ou até mesmo perder dinheiro, então deverá, realmente, ponderar mudar de atitude a este nível.
Até porque é ponto assente que na maioria das situações, fazermos as coisas sempre da mesma forma, conduzem-nos aos resultados já habituais. Não é assim?
Na verdade a questão é muito simples, opte por minimizar as vezes que paga pelo seu dinheiro e tente ganhar realmente alguma coisa com ele.

Se Possui Empréstimos Opte Pelo Crédito Consolidado

Ou seja, fuja de empréstimos o mais possível, pois estará a pagar juros e na maioria das vezes exorbitantes. Aliás, estará a pagar para gastar dinheiro quando poderia em vez disso estar a juntar.
Faça contas aos juros que tem pago, irá chegar à conclusão que este dinheiro poderia, em vez disso, estar a ser investido e como tal multiplicado.
Por outro lado, se não o investir a tentação para o gastar em algo acessório será inevitavelmente maior.
A solução passa por aplicar o seu dinheiro, o que não significa necessariamente, comprar acções ou investir num negócio.
Existe um leque muito vasto de opções seguras para aplicar o seu dinheiro sem correr riscos.

Investir à Sua Medida

Por exemplo, abrir uma conta-poupança ou aplicar em títulos do tesouro, podem ser opções extremamente acessíveis e que lhe darão retorno, a médio ou longo prazo, e, portanto, algo a considerar.
Comece por aprofundar conhecimentos a este nível, informe-se o mais possível, compare dados, pesquise e tome uma decisão.
Se porventura, já possui empréstimos actue o mais depressa possível.
A solução poderá passar por recorrer ao crédito consolidado. Estude esta hipótese, dado que é possível que consiga vir a pagar menos juros pelos empréstimos que possui presentemente.
Outra das posturas que deverá tentar adoptar é conseguir separar o necessário do acessório.
Ou seja, pagar a conta da água é algo necessário mas uma ida ao cabeleireiro poderá ser acessório.
Óbvio que se precisa de mimar, mas tente encontrar alternativas que possam ir de encontro à sua situação financeira actual. Desta forma, estará a semear para mais tarde poder colher.

Saber Ganhar Também Significa Saber Poupar

E terminamos com um último conselho, aprenda a poupar e a rentabilizar.
Ao adquirir hábitos de poupança, como por exemplo, ter lâmpadas economizadoras, ter em atenção se as torneiras não possuem fugas, usufruir o mais possível da luz do dia, entre tantos outros permitem-lhe aumentar o capital a investir todos os meses.
Por outro lado, rentabilize ao máximo, como por exemplo, procurando receitas culinárias a fim de evitar desperdiçar comida, leve o seu próprio saco quando vai às compras, etc.
Lembre-se que tostão a tostão estará a contribuir para se tornar em alguém sustentável a diversos níveis.
Em suma, todas as informações que lhe disponibilizámos acima poderão conduzi-lo a controlar a sua presente situação financeira e a contribuir para que o seu futuro inegavelmente melhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More