quarta-feira, 30 de maio de 2012

X Réis (1884) - Portugal

História: A República Portuguesa é um país localizado no extremo oeste da Europa, na Península Ibérica. Possui uma área de 92 mil km². Foi um dos mais antigos reinos europeus. Sua independência se deu em 1143. Entre os séculos XV e XVI, os portugueses foram pioneiros na exploração marítima e, com isso, formaram o primeiro império global, com colônias na África, América do Sul e Ásia. Em 1580 a morte do rei D. Sebastião I, que não tinha herdeiros, gerou uma crise dinástica que levou o rei D. Felipe da Espanha ao trono português. Esse evento ficou conhecido como União Ibérica. Essa união durou até 1640, quando a casa de Bragança assumiu o trono. O Brasil foi colônia de Portugal de 1500 a 1822. A monarquia portuguesa foi uma das mais tradicionais e a última absolutista (com todos os poderes de um país nas mãos do rei). A proclamação da República Portuguesa se deu em 5 de outubro de 1910. A moeda portuguesa entre 1430 e 1910 foi o Real (plural: reais) que ficou conhecido como Réis.

Descrição: O exemplar abaixo mostra, em seu reverso a inscrição do valor em algarismos romanos (20 réis) e o ano de cunhagem (1884) rodeados por folhas de louro. O anverso mostra a efígie do monarca D. Luiz I e a inscição D. LUIZ I REI DE PORTUGAL.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
D. Luís de Portugal
Personagem: Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando de Saxe-Coburgo e Bragança, ou D. Luiz I (1838 - 1889) era neto de D. Pedro I. Herdou a coroa de seu irmão D. Pedro V em 1861, pois ele não tinha filhos. Em seu reinado destaca-se a Janeirinha, revolta popular contra a criação do imposto-geral de consumo (1867). Do seu reinado merecem especial destaque o início das obras dos portos de Lisboa e de Leixões, o alargamento da rede de estradas e dos caminhos-de-ferro, a construção do Palácio de Cristal, no Porto, atualmente designado de Pavilhão Rosa Mota, a abolição da pena de morte para os crimes civis, a abolição da escravatura no Reino de Portugal, e a publicação do primeiro Código Civil. D. Luís era principalmente um homem das ciências, com uma paixão pela oceanografia. Investiu grande parte da sua fortuna no financiamento de projetos científicos e de barcos de pesquisa oceanográfica, que viajaram pelos oceanos em busca de espécimes. Sua morte ocorre de forma súbita, no palácio de Verão em Caiscais em 19 de outubro de 1889. É sucedido por seu filho Carlos, que é coroado D. Carlos I de Portugal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More