quarta-feira, 30 de maio de 2012

O escudo português - 50 escudos (1988)

História: A República Portuguesa é um país localizado no extremo oeste da Europa, na Península Ibérica. Possui uma área de 92 mil km². No passado, Portugal foi uma monarquia, abolida em 5 de outubro de 1910. O rei D. Manuel II parte para o exílio na Inglaterra. Iniciam-se anos de instabilidade política, com lutas de trabalhadores, tumultos, levantamentos, homicídios políticos e crises financeiras. Em 1926, o exército tomou o poder e nomeou o professor da Universidade de Coimbra Antonio de Oliveira Salazar (1928), que veio a se tornar Presidente do Conselho dos Ministros em 1932. Tem início uma ditadura que durou até 1968. Entre 1911 e 2001 a moeda usada em Portugal foi o Escudo ($) e foi substituído no início de 2002 pelo Euro (€).

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Escudo de Portugal
DescriçãoA moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (50 ESCUDOS), "REPÚBLICA PORTUGUESA", seu ano de cunhagem (1988) e o escudo de Portugal. O anverso mostra uma caravela, símbolo das conquistas dos séculos XV e XVI.

Representação de uma caravela
Escudo de Portugal: O atual escudo português, usado desde 1481, mostra uma bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro representa, segundo a tradição, o antigo reino mouro do Algarve, conquistado por Afonso III em 1249 na batalha de ourique. Os cinco escudos azuis representam uma suposta aparição de Jesus Cristo ao rei Afonso, que lhe prometeu a vitória caso usasse suas chagas (em número de cinco) como arma.

Caravela: Embarcação usada pelos portugueses e pelos espanhóis durante a era dos descobrimentos, entre os séculos XV e XVI. Era um barco pequeno e rápido, com 25m de comprimento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More