domingo, 24 de junho de 2012

Dicas para o crescimento “saudável” de uma Fan Page

Com o crescimento do Facebook as empresas de micro, pequeno, médio e grande porte se instalaram de maneira definitiva nesta rede social. As maneiras e os recursos que a ferramenta possibilita são pratos cheios para analistas de mídias sociais, conteudistas e planners.

Só que, para variar, o crescimento desordenado de Fan Pages tem acabado com o valor de uma ferramenta que pode significar um grande poder de branding e de relacionamento com o cliente, a Miti Inteligência elaborou um estudo chamado A Banalização do Curtir que fala um pouco deste fato que ocorre dia a dia. E isto, além de prejudicial para as marcas e a ferramenta, é ruim para o consumidor que mais uma vez se vê perdido na imensidão de novidades “sem pé nem cabeça”.
Após três anos trabalhando como analista de mídias sociais pude perceber como funciona um crescimento “saudável” de uma Fan Page! Separei algumas dicas básicas pra quem se interessa pelo assunto, dá só uma olhada!

1 – Determine o objetivo da sua Fan Page!















Qual o objetivo de sua Fan Page? SAC, Branding, Divulgação, Sustentação da Marca, Apresentar um novo produto?! Sua Fan Page pode ter vários objetivos ou até mesmo mudar de objetivo de acordo com o andamento, mas saber o que ela é no momento em que você está é essencial!

2 – Fale para quem quer ouvir!



Uma Fan Page dedicada a comunidade sambista fazendo divulgação em fóruns, grupos e amigos do metal! Estranho né?! Pois é, você tem uma página de humor? Mas humor de que? Tem uma página de variedades? Variedades de que?(WTF???) Tem uma página religiosa? Qual religião?! Target meu jovem! TARGET!

3 – Tenha paciência!



Se você não é uma marca renomada ou conhecida, não se iluda que terá mil curtidores na primeira semana de Fan Page criada! As pessoas não vão curtir a sua página pelo simples fato de acharem o nome legal ou a foto da capa bonita. O trabalho de analise, conteúdo e planejamento conta muito neste período de “paciência“.

4 – Trabalhe em horários de pico!


Não atualizar a Fan Page diariamente é um sério risco para quem vive conectado fulltime (Vamos relevar os fins de semana ai), mas atualizações de 10 em 10 minutos são um pé no saco! Mais uma vez, contrate um especialista, ele vai te dizer o que, aonde e qual o melhor horário para você postar, as vezes é melhor segurar aquele “post precioso” para o determinado horário do que largar às duas da manhã de um domingo só pela excitação!

5 – Seja original, caso não consiga, cite a fonte!


Ser original é obrigação de uma Fan Page, pegar imagens daqui e dali, copiadas na cara dura, não gerar conteúdos, apenas compartilhar e repassar acaba tornando a página em apenas mais uma no meio da multidão. De fato ninguém consegue ser original e criativo 365 dias por ano e existem conteúdos que valem a pena serem compartilhados, quando fizer, cite a fonte! Quando você não cita, parece que houve uma despreocupação ou quis abraçar o material como seu, não faça isso, você não gostaria que fizessem o mesmo com você!

6 – Algumas habilidades com ferramentas de design podem ajudar!


No Facebook as pessoas são muito ligadas a imagens, portanto, imagens visualmente atrativas, cores, uma boa capa e um bom trabalho de conteúdo visual podem gerar muitas curtidas, comentários e compartilhamentos!

7 – Relacionamento é essencial!


Relações Públicas também fazem parte da vida de uma Fan Page, se relacionar e interagir com as pessoas que por ventura tenham dúvidas ou críticas é essencial para uma boa imagem, ruim mesmo é quando as pessoas ficam sem respostas! Procure ser ágil para solucionar as ocorrências!

8 – SEMPRE REVISE O CONTEÚDO!


Se grandes empresas caem nessa sempre, porque nós, meros mortais não cairíamos? É de extrema importância que haja revisão de conteúdo, seja texto, imagem, vídeo ou enquete! Lembre-se a sociedade precisa ser tratada com imparcialidade, ou seja, conteúdos relacionados a sexualidade, raças, religiões, futebol, politica e temas “populistas” precisam de um acompanhamento minucioso! Você evita um problema, uma gafe e até um buzz negativo na rede, até porque, o buzz negativo é muito maior que o positivo (Pode acreditar). Claro que revisar português e erros na imagem são coisas de nível primário!

DICA MOR: SE O SEU SOBRINHO É AMADOR, NÃO CHAME-O PARA FAZER O TRABALHO DE UM PROFISSIONAL! SEJA MAIS INTELIGENTE E MENOS MÃO DE VACA!
Bom galera, essas foram algumas dicas bases para uma Fan Page! Esse conteúdo serve para qualquer ser humano que tenha uma base de conhecimento em analise e no Facebook, prometo fazer em breve um post com as coisas que jamais devem ser feitas em uma Fan Page (Muito assunto!) e um com dicas técnicas a analistas que estão começando agora!

CURTIU?!

ENTÃO TORNE-SE FÃ DA MINHA PÁGINA NO FACEBOOK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More