segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dicionário Universal de Banda Desenhada

Dicionário Universal de Banda Desenhada - www.wook.pt

O Dicionário Universal da Banda Desenhada - pequeno léxico disléxico, de Leonardo De Sá, foi publicado parcialmente no BDjornal, entre os números 14 (Junho de 2006) e 25 (Maio de 2010). Os leitores do BDjornal sabem, portanto, de que tipo de obra se trata.
Como diz o próprio autor na Introdução: "(…) O presente glossário enciclopédico comporta várias centenas de termos internacionais comentados e, quando relevante, colocados no seu contexto histórico, relativos aos quadradinhos e processos ou géneros...
Para além das locuções portuguesas e estrangeiras próprias da BD, acrescentei muitas outras que têm com ela estreitas relações, a nível literário, gráfico, editorial, mediático ou outro — mas deixei, no entanto, de fora os vocábulos técnicos do desenho e aqueles que são de utilização demasiado limitada, por me parecerem de interesse mais restrito para a matéria em análise (…)"
Trata-se portanto de um léxico que ajuda a perceber do que falamos, quando falamos em certos assuntos relacionados com Banda Desenhada (ou mesmo dela própria), quer se chame Bande Dessinée, Comics, Histórias aos Quadradinhos, Histórias em Quadrinhos, Fumetti, Tebeos, Mangás, Manhwas, etc… e por isso mesmo disléxico. Contudo Leonardo De Sá explica, ao longo das 202 páginas e em grande parte das 378 entradas - com a ajuda de 123 ilustrações - do Dicionário Universal da Banda Desenhada - pequeno léxico disléxico, o significado das palavras, recorrendo à História dos assuntos que assim se designam, pelo que, esta obra contém em si própria toda a História da Banda Desenhada (digamos que "por assuntos"). Daí também o seu grande interesse.

Clique na imagem para comprar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More