quarta-feira, 6 de junho de 2012

A melhor empresa tem os melhores colaboradores

Muito se tem falado sobre a importância de satisfazer as necessidades e expectativas do cliente. No entanto, não menos importante para o sucesso de qualquer negócio, é a satisfação do teu cliente interno. Até porque, o teu cliente interno deverá ser o primeiro a defender-te, deverá vestir a camisola e deverá acreditar acerrimamente nos benefícios do teu produto.
Assim, deves assegurar-te que disponibilizas o melhor ambiente para os teus colaboradores, ou seja os teus clientes internos. Nunca te esquecendo que eles são o espelho da tua empresa, refletindo exatamente aquilo que ela é.
Tendo isto em mente, deixo-te algumas dicas que acredito serem importantes para a conquista de um bom ambiente de trabalho e de um cliente interno satisfeito, motivadíssimo e proactivo:
• Envolve os teus colaboradores no teu negócio. Cria um concurso de ideias para melhorar o teu produto. Cria a tradição de um jantar, almoço, pequeno-almoço onde todos possam falar de tudo, sem se sentirem obrigados a ou, especialmente, julgados por. Evita aquelas reuniões onde és só tu quem fala;
• Procura manter os teus colaboradores informados. Cria, por exemplo, uma newsletter interna ou envia mesmo memorandos. É importante que sejam sempre os teus colaboradores os primeiros a saberem das novidades e antes que aquelas aconteçam;
• Procura estar sempre recetivo a qualquer ideia, a qualquer crítica. É importante que eles sintam abertura para falar dentro de portas aquilo que eles realmente pensam. Cria um ambiente transparente;
• Organiza ações de team building. Quantas mais melhor. Coloca os teus colaboradores a organizarem essas ações. Se tiveres uma fábrica, coloca mesmo os teus colaboradores da produção a organizar essa atividade. Eles vão-te surpreender. A organização da atividade reforçará, sem dúvida, o seu sentimento de equipa e espicaçará a sua criatividade;
• Assegura-te que o trabalho de equipa é realmente feito em equipa. Procura combater competitividades pouco saudáveis;
• Implementa um projeto de mentoring. Estas ações permitem aos teus colaboradores mais experientes transmitir os seus conhecimentos práticos aos colaboradores mais jovens. Assegura-te que a equipa de mentoring realmente funciona;
• Implementa prémios de produtividade e eficiência. Prémios com objetivos alcançáveis e motivadores. Não vale a pena criares esses prémios se o objetivo não for alcançável. Só criará angústia e desapontamento;
• Traça os objetivos da empresa em conjunto com os teus colaboradores. Traça os objetivos anuais para os teus produtos ou serviços em conjunto com os teus colaboradores, com isso não só estarás a envolvê-los como estarás a desafiá-los, positivamente, para alcançar os objetivos que eles próprios traçaram.
Por fim, lembra-te que clientes internos satisfeitos e motivados são, muitas das vezes, reflexo de uma liderança moderna, flexível, criativa e empreendedora.

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