quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ultrapassar depressões no trabalho

Às vezes sentes-te um pouco desmotivado, preso a alguma ideia ou decisão passada, cansado de fazeres o que fazes ou até furioso por te esforçares para evoluir e não conseguires chegar onde desejas. Por vezes até nem sabes porque te sentes assim, mas sentes que precisas de algum tipo de mudança na tua vida.
Deixa-me dizer-te que não és o único, todos nós, com mais ou menos intensidade ou com mais ou menos frequência nos sentimos assim, até mesmo os CEO’s de sucesso de grandes empresas ou os desportistas mais bem pagos vivem estes altos e baixos.
A grande questão é saber como ultrapassar estas situações e, por isso, vou-te deixar 4 dicas que te poderão ajudar:
  • Cria a tua visão do futuro. Define tudo aquilo que queres conhecer, com quem queres estar, o que queres criar, o que queres alcançar e onde vais estar daqui a 5 anos. Por outro lado, define tudo aquilo que queres deixar para trás.

  • Faz perguntas poderosas a ti próprio. Pelo menos uma vez por dia faz perguntas poderosas a ti próprio, seja ao levantar, ao deitar, à hora de almoço, através de lembretes ou outra forma que prefiras. Pergunta-te o que está a correr bem no teu dia, o que está a correr menos bem, se hoje fosse o último dia da tua vida gostavas de fazer o que estás a fazer, quais são os teus sonhos, o que farias com o teu tempo se tivesses todo o dinheiro do mundo, o que posso fazer agora para mudar o meu dia, entre muitas outras perguntas que podes criar.

  • Encontra o teu mentor. Todos devemos ter pelo menos um mentor, alguém que nos inspira, alguém que podemos ou não conhecer mas que nos ajuda a avançar rumo aos nossos objetivos, alguém que nos deslumbra e que nos entusiasma a querer mudar ou melhorar. A  tua estrela pode ser um empreendedor, desportista, ator, escritor, político, outra qualquer pessoa ou mesmo alguém que conheças.

  • Sê fiel a ti mesmo. Não te forces a ser algo que não és ou a ser quem não gostavas de ser. Pergunta-te a ti próprio sobre quem és, o que é mais importante para ti, quais são os teus medos, o que é fácil para ti e até onde estás disposto a ir. Mas, independentemente das respostas que obtiveres, sê tu mesmo, o original.

Seja qual for a tua ideia ou situação, tu não estás preso ao teu passado e tens dentro de ti todas as ferramentas necessárias para te reinventares. Não quer dizer que a reinvenção de ti mesmo, seja fácil. Vais encontrar resistência a mudar, vais ter de lutar contra as tuas limitações, mas é isso mesmo que te vai tornar mais forte e fazer evoluir.
Sonha sobre quem queres ser, o que queres fazer e o que queres ter, mas lembra-te que sonhos sem ação, são sonhos vazios que não te levam a mudar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More