terça-feira, 26 de junho de 2012

Os 20 melhores jogos grátis para iPad

Eu estava a algum tempo planejando esta postagem, e como ela daria muito trabalho fui postergando ao máximo, mas finalmente saiu, a tempo de todos aproveitarem as férias de julho jogando bons jogos. Organizei uma lista com os 20 melhores jogos gratuitos para iPad. Uma lista de jogos para encher uma pasta de jogos no seu iPad. Com fiz esta seleção? Comecei pelos jogos mais conhecidos, e os que eu pessoalmente gosto. Depois fiz uma busca em blogs internacionais para saber quais seriam os melhores jogos para eles. Eu defini também que um bom jogo gratuito não deveria oferecer compras in-app em excesso. Na lista tem jogos de diferentes tipos, todos muito bons.
Photo Jun 18, 2 08 34
Para a criação desta lista eu pensei nos novos compradores de iPads, que querem recuperar o tempo perdido, então eu incluí jogos clássicos como Angry Birds e Cut the Rope. Alguns jogos não são tão conhecidos, mas surpreendem pela qualidade. A lista possui 20 jogos, mas eu também vou citar outros jogos que valem a pena experimentar. Alguns jogos realmente bons são muito similares, neste caso eu procurei escolher apenas um para integrar a lista, mas citando os outros.
Além da escolha pessoal de alguns jogos, eu fiz uma busca nos sites Techradar, CNET e PCMAG, que também fizeram suas próprias listas. Vamos à lista, em ordem alfabética:

1 – Angry Birds HD Free | Angry Birds Seasons HD Free | Angry Birds RIO HD Free
angry-birds-free-hd-iconÉ o mais famoso de todos, e por coincidência alfabética também está em primeiro na lista. Com três versões gratuitas disponíveis, vale a pena citar todos, mas o melhor dos três é o mais básico: Angry Birds HD Free. Neste jogo os pássaros e os porcos são inimigos mortais, e você deve jogar os passarinhos sobre as estruturas dos porcos para matá-los.
Bem colorido, divertido e com comandos simples, o jogo se destacou entre aqueles jogadores que têm pouco tempo disponível, mas não dispensam um joguinho nas horas de descanso.
angry-birds-screen-1

2 - Awakening: Moonfell Wood HD
awakening-icon Awakening é uma série de jogos do estilo point and click (neste caso não tem point and click) ou escape, como outros gostam de chamar. Você é uma moça que acorda sozinha numa floresta, e descobre que é a única humana num mundo de fadas, anões e deuses gregos. Com puzzles desafiadores e enigmas bem elaborados, o jogo possui uma dificuldade mediana, não tão fácil nem tão difícil. Ao experimentar o jogo pela primeira vez, você será dominado pelo ambiente e pelos desafios que vêm um atrás do outro e não te deixarão largar o seu iPad.
awakening-screen

3 – Blood & Glory
blood&glory-iconSe me lembro bem, este é o único jogo da lista que não está disponível na App Store brasileira. Por conter cenas violentas de luta, com muito sangue, o jogo não foi nem enviado para análise da classificassão etária brasileira. Pois é, jogos assim você só encontra na App Store americana, então para baixá-lo você tem que criar uma conta americana, e para fazer isto, leia esta postagem:


Neste jogo você é um gladiador da roma antiga, e precisa lutar por sua própria vida em lutas sanguinárias onde o mais importante é a agilidade para prever os movimentos do adversário. Você compra armaduras com o dinheiro ganho durante as lutas. O visual lembra muito o jogo Infinity Blade, que é pago.

blood-glory-screen

4 – Chess Time
chess-time-iconJogue xadrez online contra jogadores do mudo todo, através de um sistema de pontuação que classifica os jogadores de forma que você pode jogar contra jogadores aleatórios, mas de mesmo nível. Você pode realizar várias partidas simultâneas. Os jogos são realizados com tempos longos entre cada jogada, assim você não precisa ficar esperando pela jogada do adversário. Você joga e um aviso por push lhe lembrará quando deve jogar novamente.
É possível ainda conversar com os adversários por chat e adicioná-los aos amigos, para jogar novamente quantas vezes quiser.
chesstime-screen

5 – Cut the Rope HD Free
cut-the-rope-free-iconPegar as estrelinhas e entregar o doce ao sapinho Om Nom cortando cordas soprando balões e usando ventosas. Este é o desafio de Cut the Rope HD. O melhor do jogo é o próprio sapinho, e sua reação quando não consegue entregar a bala ao Om Nom. São várias fases para se jogar nesta versão gratuita, e algumas de esquentar a cuca!
cut-the-rope-screen

6 – Draw Something Free
draw-something-iconMais um sucesso mundial. Draw Something é um jogo de adivinhação por desenhos: Você desenha e seus amigos devem acertar o que você está tentando desenhar, e vice-versa. Na versão gratuita você tem poucas cores de lápis, o que não diminui nem um pouco a diversão. A dificuldade deste jogo é que as palavras que nos surgem para desenharmos são em inglês. Nada que não possa ser resolvido com o Google Translator, mas para adivinhar as palavras você também terá que escrever em inglês.

Atualização 21/06/2012: O Draw Something foi atualizado recentemente e agora podemos jogar com palavras em português, contra outros brasileiros. Isto torna o jogo ianda mais divertido!

draw-something-screen

7 – Frisbee Forever
frisbee-forever-iconEste jogo entrou na lista por usar criativamente o acelerômetro do iPad. É um jogo divertido e leve, bom para quem tem pouco tempo livre para jogos. Você deve fazer um frisbee passar por argolas até chegar na linha final. Balões, ventiladores e outros obstáculos vão dificultar sua tarefa. Você pode comprar novos frisbees para adicionar à sua coleção, e cada um com uma característica diferente de vôo.
frisbee-forever-screen

8 - GodFinger All-Stars for iPad
godfinger-iconSe você gosta de simuladores de vilas, cidades, etc, como CityVille e outros joguinhos estilo Orkut/Facebook, você vai se maravilhar com GodFinger. Mesmo quem não gosta de simuladores vai encontrar diversão em GodFinger. Neste jogo você é Deus, e tem um planeta só pra você, povoado por fiéis seguidores que farão o que você orientar a fazer. Cuidar da fazenda, pescar, minerar e várias outras tarefas são as obrigações do seu povo para que você arranje dinheiro para comprar mais recursos para seu planeta. Você ainda pode visitar planetas vizinhos à sua galáxia, e fazer amizades.
godfinger-screen

9 – Jetpack Joyride
jetpack-joyride-icon Jetpack Joyride é um dos meus favoritos da lista. É uma surpresa encontrar um jogo de tão boa qualidade de graça, sem oferecer vendas in-app de modo invasivo nem anúncios. Você é um pesquisador rebelado que resolve usar os produtos desenvolvidos no laboratório para fugir por um corredor infindável cheio de armadilhas, onde o objetivo é chegar o mais longe possível. Os jetpacks criativos e os veículos que podemos pegar no jogo tornam o jogo viciante.
jetpack-joyride-screen

10 – Labyrinth 2 HD Lite
labyrinth-2-HD-iconOs efeitos tridimensionais de Labyrinth 2 HD Lite são incríveis. Usando o acelerômetro do iPad, devemos movimentar o tablet para fazer com que uma bola de aço chegue até o buraco no menor tempo possível. Ao movimentarmos o iPad, as paredes dos labirintos também se inclinam, aumentando o realismo do jogo. Bata o recorde do desenvolvedor do jogo e seu próprio, correndo atrás da bolinha “fantasma” da sua melhor jogada.
labyrinth-2-screen

11 – Let’s Golf! 3
let's-golf-3-iconA Gameloft vem produzindo bons jogos freemium (aqueles que são gratuitos, mas oferecem itens especiais pelas compras dentro do jogo). É o caso de Let’s Golf! 3. Poderia ter colocado nesta lista Dungeon Hunter 3, Brothers in Arms (de guerra, só na App Store americana) e GT Racing, também da Gameloft. Sugiro baixar um de cada vez e jogar até enjoar. São jogos bem diferentes uns dos outros, mas todos igualmente bons.
let's-golf-3-screen

12 - Pinball HD Collection
pinball-hd-collection-iconO Pinball HD Collection vem com a mesa Wild West gratuita, e várias outras à venda por U$ 0,99. Mesmo tendo apenas uma mesa de graça, vale a pena baixar. A lista de conquistas faz o jogo ficar mais interessante. Desafie seus amigos numa clássica mesa de Pinball 3D muito divertida.
pinball-hd-screen

13 – Pocket Frogs | Pocket Pond 2
pocket-frogs-iconPocket Frogs foi o primeiro jogo que eu instalei no iPad, faz mais de um ano, e até hoje é um dos meus favoritos. É um jogo sem muitos objetivos, mas a idéia de colecionar sapos coloridos é muito interessante. Podemos cruzar sapos de espécies diferentes e cores diferentes para obter novas cores e preencher nosso catálogo de espécies. Igualmente interessante é o Pocket Pond 2, onde colecionamos peixes multicoloridos.
pocket-frogs-screen

14 – Pocket Legends
pocket-legends-iconEsse jogo vai agradar a quem gosta de jogos do tipo MMORPG. Muita gente está jogando, então você nunca ficará sozinho nas batalhas contra os monstros da floresta. Possui upgrades de nível, XP, MP, compra de armaduras e armas. Tudo o que deve possuir um MMORPG para ter sucesso. Muitas quests que vão fazer você ficar grudado ao seu iPad.
pocket-legends-screen

15 – Smurfs’ Village
smurfs-village-iconMais um jogo de simulação de vila/fazenda na lista dos melhores. Desta vez você entra no mundo dos Smurfs e os ajuda a construir uma nova vila, onde você deve cultivar plantações, construir casas, extrair madeira das árvores e minério do chão. Vários mini-games e o ambiente fiel ao clássico desenho deixam este jogo muito atrativo, mais interessante até que o Ice Age Village, na minha opinião. Único ponto negativo para as crianças, que são as que mais gostam deste tipo de jogo: é em inglês.
smurfs-screen

16 – Sonic Sega All-Stars Racing HD
sonic-sega-iconO Sonic Sega All-Stars Racing foi tornado gratuito a pouco tempo numa promoção temporária da Apple, mas parece que ficou gratuito a partir daí, e não parece ter sido feito despropositadamente, pois o jogo está com uma página na App Store toda personalizada, coisa que só os aplicativos desenvolvidos pela Apple possuem. Parece que a Apple vai investir em alguns jogos para atrair mais gamers para o iPad.
Sonic Racing lembra muito o Mario Kart do Nintendo Wii ou Nintendo DS. É um jogo de corrida com os personagens da SEGA cheio de pistas e personagens, além de vários power-ups durante as corridas que tornam tudo mais emocionante. O modo de jogo multiplayer online é impecável.
sonic-sega-screen

17 – Survival Run With Bear Grylls | Temple Run
survival-run-iconEu estava colocando como certa a posição de Temple Run nesta lista quando descobri de última hora o Survival Run With Bear Grylls, que consegui melhorar ainda mais o jogo de fuga. Bear Grylls é o apelido de Edward Michael Grylls, aventureiro e apresentador de um programa do Discovery Channel. Neste jogo ele precisa de sua ajuda para fugir de um urso pela selva, gelo, deserto e outros ambientes.
Mesmo colocando o Survival Run na lista, ainda deixo o Temple Run citado aqui como bom jogo, muito similar ao Survival.
survival-run-screen

18 – The Sims Free Play
the-sims-free-play-iconThe Sims Free Play não deixa nada a desejar para os jogos da série The Sims. Nele você possui uma cidade e deve montar uma casa para cada Sim, criar relações pessoais entre eles, formar casais e ter filhos. Você vai comprar móveis, plantar, cozinhar, dançar, assistir filmes e muitas outras atividades e tarefas com seus personagens.
the-sims-free-play-screen

19 – Tiny Tower | Pocket Planes
Parece que os jogos de simulação estão dominando a lista dos 20 melhores, e olha que eu não sou muito chegado neste tipo de jogo. Mas é nesta categoria que as maiores novidades estão surgindo e dominando o público de jogadores no mundo todo. Desta vez são dois jogos, e não apenas um: Tiny Tower e Pocket Planes são do mesmo desenvolvedor.
tiny-tower-iconEm Tiny Tower você administra um edifício em crescimento. A medida em que você adiciona andares, determina que tipo de negócio será aberto ali. Apartamentos, lojas, restaurantes, locadoras, dentistas, barbearias e muitos outros negócios para serem administrados.
pocket-planes-iconEm Pocket Planes você adminstra rotas aéreas entre aeroportos com um conjunto de aviões e aeroportos que vão aumentando cada vez mais. Compre aeroportos no mundo todo e participe de grandes eventos programados no calendário para ganhar mais dinheiro.
São dois jogos muito parecidos, e a baixa resolução desenhada intencionalmente fazem dos dois jogos aplicativos ideais para o iPhone, mas não tanto para o iPad (principalmente se o seu for Retina Display). Mas os dois são muito divertidos, então mantenho na lista.
tiny-tower-screen

20 – Zenonia 4
zenonia-4-iconZenonia 4 foi uma agradável surpresa descoberta durante a elaboração desta postagem. Não tão conhecido, o jogo me desagradou na primera impressão, mas jogando um pouco mais descobri se tratar de um jogo estilo RPG com uma bela história e cheio de quests. Você é um menino meio confuso que não sabe direito se está sonhando ou acordado, fazendo viagens no tempo com uma fada ao seu lado.
zenonia-4-screen
Dificilmente a lista vai lhe agradar por completo. Acredito que cada um dos leitores do blog faria uma lista diferente de jogos para colocar nesta postagem. Entretanto, espero que todos encontrem aqui algum jogo novo para experimentar, e peço inclusive que você comente aqui embaixo quais jogos você substituiria, e por quais (pra cada jogo colocado na lista, escolha um para tirar).
E prepare-se para jogar muito nas férias de inverno!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More