terça-feira, 26 de junho de 2012

Trabalho em equipa - vantagens e desvantagens ....

O todo é, sempre, maior que a soma das partes.
Mas, por vezes, esquecemo-nos de tão verdadeira frase. As nossas ânsias em mostrarmos tudo o que valemos fazem-nos perder a escuta ativa, fazem-nos querer colocar a nossa palavra acima dos outros.
No entanto, é preciso relembrar que o trabalho em equipa irá permitir-te, muitas das vezes, alcançar uma melhor solução para o desafio que encaras. Irá, com toda a certeza levar-te a alcançar a terceira alternativa, a melhor de todas. Não a tua, nem a de outro, mas as vossas soluções conjugadas e limadas pelas soluções de todos os elementos da tua equipa. Até porque, tal como o ditado diz, duas cabeças pensam melhor do que uma, três melhor ainda e por aí fora.
Eu sou adepto do trabalho em equipa, sempre fui. Sempre acreditei que é de trabalhos em equipa que surgem os melhores resultados. Nem sempre é fácil. Por vezes, não existe empatia ou existem demasiadas personalidades líderes. Sendo assim é necessário que sejas humilde e que procures ser um facilitador do trabalho de equipa.


É importante que:
  • Ajudes a orientar a equipa para os resultados;
  • Ajudes a examinar, a explorar e a procurar diferentes perspetivas sob o tema em debate;
  • Dês liberdade para os outros partilharem as suas opiniões e ideias;
  • Procures manter sempre uma postura positiva, humilde e flexível;
  • E, que cries condições para se analisar o melhor caminho para atingir o fim proposto, sem verdades pré-concebidas logo à partida, mas com espaço possível para um resultado que seja alcançado e desejado por todos;
  • O trabalho em equipa não é fácil, como já vimos. É, sem sombra de dúvida desafiante, mas assim que se ultrapassem todas as barreiras iniciais, assim que se ajustem posturas menos flexíveis e assim que todos os elementos da equipa se sintam importantes para o todo, partilhando e defendendo o mesmo fim, os mesmo valores, os objetivos serão facilmente alcançados e até, muitas das vezes, atingindo-se metas nunca antes imaginadas.
Estás pronto para trabalhar em equipa e fazer com que essa equipa se sinta cada vez mais unida e com maior coesão?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More