segunda-feira, 2 de julho de 2012

Microsoft compra concorrente do Facebook empresarial

Em nota recente da agência de notícias Reuters, foi divulgado o fechamento de outra grande negociação do setor de tecnologia e inovação, que vinha se arrastando há meio mês. Para entrar para o hall de grandes fusões e aquisições do mercado (tornou-se a segunda maior compra, em dinheiro, de uma empresa venture capital backed), a Microsoft comprou a empresa Yammer por nada menos que US$1.2 bilhão.
A gigante do mercado de softwares e tecnologia adquiriu a empresa Yammer, plataforma de colaboração empresarial, como estratégia de expandir sua participação e abocanhar uma parcela do crescente mercado de usuários/funcionários presentes na “nuvem”. No mesmo modelo colaborativo de compartilhamento do Facebook e Twitter, a Yammer é focada exclusivamente no público empresarial e disponibiliza suas funcionalidades de forma privada e segura, dentro do ambiente da empresa.
A área de networking interno (ou colaboração social) para empresas tem atraído outras grandes empresas de tecnologia como a Cisco Systems Inc, que tem uma oferta semelhante ao Yammer chamada WebEx Social, e a Business Machine International Corp. com um produto rival chamado Connections.
Enquanto US$1,2 bilhão possa parecer bastante dinheiro a se pagar por uma empresa que estima-se ter feito “apenas” cerca de 22,3 milhões de dólares em 2011, vale lembrar que a Yammer opera em um modelo gratuito e possui o impressionante número de 85% das empresas dentre as Fortune 500, além de adicionar 250 mil novos usuários por mês, diz Martin Fauscette, que monitora software empresariais para a IDC. Há também quem diga que a intenção da Microsoft nesta compra é de explorar o grande potencial da plataforma gratuita em oferecer outros serviços agregadores de forma paga, criando vínculo e dependência da instituição cliente. Uma coisa é certa, a Microsoft não entrou nessa briga a toa e coisa pouca não virá desta grande negociação.
Sobre a Yammer
Confesso que não conhecia esta plataforma, mas deparei-me com um interessantíssimo modelo de negócio, não só por ser gratuito de início, mas pela possibilidade que propicia às empresas de integrar e colaborar com seu auto desenvolvimento. Fundada há quatro anos, a Yammer conta hoje com 5 milhões de usuários em suas redes sociais intra-empresariais. Se tornará parte da unidade Office da Microsoft sob a chefia de Kurt DelBene, mas ainda será liderada pelo atual presidente-executivo, David Sacks. Dentre seus clientes estão Deloitte, Ford, Supervalu, Ebay, Unicef, DHL, dentre outros grandes players do mercado mundial.
 Fonte: 4now.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More