quinta-feira, 19 de julho de 2012

Os maiores fracassos brasileiros nos Jogos Olimpícos

Olímpiadas chegando. Como sempre cria-se expectativa (um dos maiores pecados capitas da humanidade segundo o dono desse blog) em torno dos nosso atletas, com reais chances de medalha ou não. Quem serão os novos heróis olímpicos brasileiros? Bem verdade que no final de todos os Jogos Olímpicos sempre surge aquela decepção. Sempre tem algum atleta ou alguma equipe que passa aquela imagem de amarelão/amarelona, uma fama que persegue os atletas brasileiros no maior evento de esporte do mundo. Abaixo uma lista dos maiores fracassos brasileiros em Olimpiadas desde que comecei a acompanhar o evento em 1996.

10 - GUGA: Em Sydney 2000, Kuerten tinha acabado de ganhar seu 2º título de Grand Slam em Roland Garros, era o segundo cabeça de chave do torneio, uma das maiores esperanças de medalha do Brasil naqueles jogos e foi eliminado nas quartas de final pelo russo Kafelnikov por 2 sets a 0. Em 2004, já decadente, foi apenas para cumprir tabela.



 

9 - JADEL GREGÓRIO: Um dos maiores nomes do atletismo brasileiro da última década. Sempre chegou nas Olimpiadas como grande aposta do Brasil na modalidade, afinal sempre veio com uma das melhores marcas do ano, sendo considerado um dos favoritos à medalha de ouro, mas nunca chegou perto de beliscar nem sequer um bronze em nenhum dos Jogos que participou: Atenas-2004, Beijing-2008.

8 - BALOUBET DU ROUET: Olimpiadas de Sydney 2000. Último dia de competição, Brasil com nenhuma medalha de ouro. Mas havia esperança: Rodrigo Pessoa era hiper favorito a levar a medalha de ouro no hipismo, mas seu cavalo, Baloubet Du Rouet, literalmente o trollou, como diram hoje em dia, e simplesmente se recusou a saltar na categoria de Saltos Individuais. Na época falaram que o cavalo refugou mesmo. Baloubet e Rodrigo se redimiram 4 anos depois em Atenas, e depois que o primeiro colocado foi suspendo por doping, levaram o ouro para o Brasil.
7 - ADRIANA BAHAR E SHELDA: Quem tinha que agüentar vôlei de praia nos anos 90 para poder assistir Esporte Espetacular, sabe que a dupla Adriana Behar e Shelda ganhava de todo mundo e com facilidade. Medalha de ouro certa para o Brasil nas olimpíadas de Sydney em 2000, certo? Errado. A dupla sentiu a pressão e perdeu para as donas da casa, as australianas Natallie e Kerri. E o Brasil terminou aqueles Jogos sem nenhuma medalha de ouro.







6 - SELEÇÕES DE VOLEI FEMININO DO BERNARDINHO: Antes de ser ultra campeão com a seleção masculina, Bernardinho era um colecionador de fracassos com a seleção brasileiro feminina. Medalha de bronze em 1996 e em 2000, sendo eliminado duas vezes nas semi-finais por Cuba. Mesmo jogando bem, o Brasil sempre levava desvantagem no fator psicológico.

5 - DIEGO HIPÓLITO: O melhor no solo da ginástica artística. Era certo que seria a primeira medalha brasileira na modalidade na historia dos jogos. Fazia uma apresentação pra levar o ouro na final dos Jogos de Beijing 2008, e no último salto ele caiu. Dessas coisas que só acontecem com brasileiros.





 
4 - DAIANE DOS SANTOS: Nunca antes na história desse país, nem depois, uma prova de ginástica artística atraiu tanta atenção. Em Atenas-2004 Daiane do Santos era a estrela brasileira dos jogos, fazia uma salto que só ela fazia, e até foi batizando com seu nome. Era favorita ao ouro, mas não se sabe por que,errou duas vezes e nem de medalha levou.



3 - VOLEI FEMININO EM 2004: Essa foi de doer. Semi-final do vôlei em Atenas-2004, Brasil ganhava o jogo contra a Rússia por 2 sets a 1, o placar do quarto set marcava 24 a 19 para o Brasil. 5 match points. O time brasileiro desperdiçou todos, depois desperdiçou outros três antes de perder o jogo no tie break, depois que a Rússia confirmou o único match point que teve na partida.



 
2 - FUTEBOL FEMININO EM 2008: O time dos EUA era bem mais ou menos. O Brasil tinha Marta, a tal da Pelé de saias, e havia goleado a então campeã mundial Alemanha nas semi-finais. Já havia também goleado o mesmo time norte-americano um ano antes na Copa do Mundo. Na disputa pela medalha de ouro dos jogos de Beijing apesar de ser grande favorita, o time amarelou e só ficou com a prata.


1 - FUTEBOL MASCULINO EM 1996: O próprio Zagallo lista a campanha do Brasil em Atlante-96 como o maior fracasso de sua carreira. Como pode um time com Ronaldo, Roberto Carlos, Rivaldo, Dida, Bebeto, Flávio Conceição e outros craques não levar o ouro e ainda ser eliminado pela Nigéria da maneira como foi? Abriu 3 a 1 e deixou virar pra 4 a 3. De longe o maior fracasso olímpico brasileiro.



 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More