sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Perfil do gamer brasileiro - parte I

Pessoal, antes de tudo quero agradecer a participação de todos que responderam a enquete sobre o perfil gamer do brasileiro. Para quem não participou vou explicar: Entre os dias 19/05/2011 e 30/05/2011 foi realizado um questionário on-line e publicado nos publicado nos principais sites e fóruns de games brasileiros, entre eles GameVicio, Forum BJ, Forum UJ, entre outros. O objetivo? Trazer a comunidade gamer o perfil dela mesma. Deixando de lado as brigas e picuinhas que nos aborrecem e divertem, é importante que nos conheçamos para podermos aumentar o respeito mútuo.

Qual foi o resultado? A excelente marca de 1015 respostas! Algo realmente sensacional, haja vista que uma pesquisa realizada para eleições presidenciais tem pouco mais de 2000 respostas em média.

A partir de hoje, começarei a publicar os resultados preliminares da pesquisa. Calma, explico o motivo dos resultados não estarem completos: além de ser uma quantidade imensa de dados, quero estabelecer relações verdadeiras entre os dados, o que leva um pouco mais de tempo. No entanto as informações básicas estão aí! Espero que gostem. 


Faixa Etária – Mais equilíbrio quase impossível


No gráfico é possível ver a distribuição de idades relatadas pelos gamers. O curioso: 53% dos gamers são maiores de 18 anos e 47% menores.


Como já era de se esperar os gamers freqüentadores de sites especializados são majoritariamente homens. Desconfie sempre daquela gata que parece saber tudo sobre World of Warcraft. 






Primeira Plataforma – Big N disparada
Qual foi a sua primeira plataforma? O ranking é bastante disperso, mas o interessante: o Super NES tem mais que o dobro se comparado ao segundo lugar.



Pirataria – O homem do tapa olho é tupiniquim!

Contando com a sinceridade dos entrevistados, perguntou-se exatamente isso: Você, hoje, é usuário ativo de conteúdos "piratas" ou hacks, na sua plataforma? O gráfico mostra as respostas! Surpreendente ou não? 





Avaliação das plataformas – Microsoft na ponta, família Playstation logo atrás. Mac na lanterna.

Buscando saber qual a avaliação pessoal a respeito de cada plataforma ainda disponível no mercado, solicitou-se que o gamer desse uma nota de 1 a 5 para cada uma delas. O gráfico abaixo mostra o ranking obtido a partir das médias dessas notas. Vale lembrar que todos os users votaram em todas as plataformas! Aproveitem. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More