terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aprenda a administrar o seu dinheiro


Controlar os gastos sabendo administrar cada centavo do orçamento parece ser uma missão quase impossível para a população brasileira, segundo a pesquisa feita pela Visa em que revelou que os consumidores não lembram, em média, como gastaram o dinheiro semanalmente e anualmente.
.
O descontrole da renda além de provocar os atrasos das contas, também pode deixar qualquer um no vermelho o mês inteiro, sem dinheiro até mesmo para gastos básicos como alimentos e produtos de higiene.
.
Estar no vermelho não significa falência declarada, a partir do momento que observamos a situação como um alerta para cuidarmos melhor do dinheiro que possuímos.
.
Administrar o orçamento pode parecer mais fácil do que parece e pode trazer lucros ainda melhores se soubermos distribuir o dinheiro, pagando as contas e poupando.
.
E para que o seu dinheiro, fruto de muito suor e trabalho, não seja gasto de um dia para a noite sem necessidade, preparou-se algumas dicas essenciais para você que quer mudar a sua vida financeira. Lápis e papel na mão, pois a reeducação financeira está no ar!:

Na ponta do lápis: Anote diariamente os seus gastos, desde a compra no supermercado até o reabastecimento da gasolina, para que você tenha maior controle do fluxo do seu dinheiro.
Gaste apenas o que tem: Jamais gaste mais do que você ganha. Apenas compre aquilo que couber no seu orçamento, ou seja, dispense as longas prestações, preferindo juntar dinheiro e pagar à vista;
Pagando as dívidas: Possui dívidas? Portanto é hora de você quitá-las. Antes de qualquer reeducação financeira, as dívidas devem ser pagas para que assim a organização financeira possa surgir tranquilamente e sem interrompições.
.
Lembre-se que após muito tempo sem ser paga, a conta acaba resultando em um valor muito maior que o inicial. Comece a sua nova vida financeira, quitando as suas dívidas;
.
Cuidado com o cartão de crédito: Não faça mais dívidas, parcelando o total do cartão de crédito. Opte por liquidar a dívida de uma vez só, deixando de lado as parcelas que no final acabam se tornando uma grande dor de cabeça;

Economize parte do seu salário: Faça uma poupança. Desta forma, você estará estipulando mensalmente uma quantia que deverá ser poupada.
.
O recomendado é que economizemos ao menos 10% do salário em uma conta poupança, pois assim nos acostumaremos a guardar dinheiro e ao mesmo tempo estaremos investindo no nosso próprio bem financeiro;
.
Previna-se contra imprevistos: Tenha um fundo de emergência. Imprevistos surgem à qualquer momento da vida e  podem nos pegar desprevenidas.
.
Porém se tivermos um fundo de emergência que nos auxilie em pelo menos seis meses sem fluxo de dinheiro fixo, conseguiremos nos reestruturar até conseguirmos uma renda exata;
Procure mais sobre economia: Leia livros sobre economia. Parece chato, mas no fim das contas não é! Compre um livro ou peça emprestado à uma biblioteca um livro sobre como poupar.
.
Além de dicas valiosas, ele também te mostrará como agir quando o dinheiro estiver na carteira. Informação é importante para que nos conscientizemos sobre a importância de economizar;
.
Invista em saúde: Investir é a palavra de ordem quando se trata de administração financeira. Investir na sua saúde e na de sua família é uma boa forma de gastar o orçamento. Pesquise, analise e escolha um bom seguro de vida e de bens (casa, automóvel, entre outros).
.
Com isto, você estará mais uma vez se prevenindo e encaminhando o seu dinheiro para propósitos benéficos à sua vida;
Mude seus hábitos: Comer fora de casa, fazer diversas ligações para celular por dia, comprar garrafinhas de água, comprar doces e salgados no caminho até o lar, comprar diversas revistas, jornais e músicas on-line, deixar ligada diversas luzes em casa, entre outros hábitos que acabam pesando no orçamento devem ser eliminados.
.
Verifique quais são os seus gastos e se eles realmente são necessários. Sendo assim, você estará de olho em cada centavo gasto e estará por dentro do que está sendo útil ou não na sua vida financeira;
.
Fonte: Visa, Bem Simples e Consumidor Consciente.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More