sábado, 8 de setembro de 2012

Energia solar que continua durante a noite

A Torresol Energy inaugurou em 4 de outubro de 2011 um novo conceito em geração de energia solar em larga escala. É a usina Gemasolar em Fuentes de Andalucía, em Sevilla na Espanha.



Nesta usina não são utilizados painéis fotovoltaicos. Heliostatos direcionam a energia do sol para uma torre central, onde uma grande quantidade de nitrato de sódio e de potássio são aquecidos e derretidos (estes sais possuem ponto de fusão de cerca de 310 a 330 ºC). Os sais fundidos atingem temperatura de mais de 500 ºC, trocam calor indiretamente com água, a água vira vapor superaquecido para movimentar uma turbina e voilà, temos energia!




A usina instalada em Fuentes de Andalucía tem potência nominal de 19,9 MW. O campo solar possui 2.650 heliostatos que ocupam 185 hectares. A capacidade de armazenamento de calor do sal derretido é tão alta que a usina pode continuar gerando energia em sua capacidade máxima por até 15 horas sem sol.



Inovação e tecnologia de ponta mostram que a Torresol Energy sai na frente quando o conceito é geração de energia renovável.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More