quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Brasil, o 4° maior mercado de games

 
Na geração de consoles passada, o Brasil era conhecido como um dos maiores consumidores de pirataria relacionada a games em todo o globo. Entretanto, atualmente, no final do ciclo da atual geração de consoles, o mercado brasileiro de games se encontra num panorama completamente diverso do anterior, figurando como o quarto maior mercado de games do mundo.



Recente pesquisa do Ibope aponta que ao menos 23% dos brasileiros são jogadores assíduos ou casuais, um número impressionante que representa ao menos 45,2 milhões de pessoas. Os números apontam que em 2011 o mercado movimentou R$840 milhões e estima-se que ele cresça ao menos 7,1% ao ano até 2016, atingindo 4 bilhões de reais.



Os números acima são muito expressivos se comparados ao restante do mercado mundial de games e ainda mais impressionantes se levarmos em conta que os games no Brasil estão entre os mais caros do mundo, devido a imensa taxa de impostos sobre a categoria. Parte da mudança do cenário se deve ao fato de que esta geração de consoles foi marcada por um bloqueio eficiente da pirataria por parte de alguns fabricantes de consoles, sobretudo a Sony, cujo Playstation 3, a plataforma mais popular no país, só teve a segurança rompida recentemente. Aliado a este fato, a obrigação do uso de jogos originais nas funções online dos consoles foi um fator decisivo, já que ao contrário da geração passada onde o multiplayer online era praticamente inexistente, na atual geração a internet é parte essencial da experiencia, sendo a campanha multiplayer muitas vezes mais valorizada que a campanha solo offline.



Atualmente, inúmeras empresas de games tem trabalhado para melhorar o panorama do mercado brasileiro, sobretudo no que diz respeito aos preços. Muitas trouxeram suas linhas de montagem para dentro do país numa tentativa de abater os custos para o consumidor final, entretanto, os valores praticados ainda estão longe de satisfatórios. Paralelamente ao embate por preços justos, as produtoras tem cada vez mais tentado localizar seus produtos para os brasileiros, oferecendo conteúdos em português e, em alguns casos, até mesmo dublagens em português brasileiro, algo inédito ao gamer brasileiro, há tempos acostumado a ter que lidar com menus em outros idiomas.



No final das contas, resta a pergunta: Se com os preços absurdos praticados hoje em dia nós conseguimos ser o quarto maior mercado, do que seremos capazes quando finalmente os impostos deixarem de ser abusivos?

Fonte: Folha de SP

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