segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Casamento económico



Casar hoje em dia é muito difícil, pois existe um comércio grande de olho nesse tipo de evento, o que acaba tornando os preparativos muito caros. Mas a realidade é que você dificilmente escapará dessa “forca” que é o casamento, pois sua amada jamais abrirá mão do sonho feminino de casar entrando na igreja acompanhada do pai (ou quem o represente) e ter uma linda festa para jogar o buquê para as amigas solteiras e matar de inveja as coitadinhas que ainda estão encalhadas.
Tempos atrás, o noivo ainda se safava um pouco da conta do casório, uma vez que, por tradição, geralmente era o pai da noiva que bancava a festança. Mas hoje em dia, na maioria das vezes, não funciona mais assim. O custo é dividido (e bem dividido) entre os nubentes. Então, a saída é procurar fazer uma bela festa, mas gastando pouco, o que é possível, desde que se abra mão de alguns exageros e luxos supérfluos. Assim, vamos sugerir algumas dicas que podem ajudar a diminuir a conta:
01. Os convites, geralmente requintados e caros (tanto o convite, quanto o envelope), podem ser enviados por e-mail. Nessa época de internet, onde toda comunicação é feita preferencialmente por meio eletrônico e redes sociais, não existe razão para esvaziar o bolso dos “pombinhos” com amenidades como convites adquiridos a preço (e peso) de ouro.
02. A roupa de casamento os noivos só usam uma vez na vida. Alugar o terno ou o vestido de noiva é a solução mais razoável para quem quer casar gastando pouco. A menos que o casal tenha dinheiro sobrando pelas orelhas, é claro.
03. No caso de o casamento ser realizado na igreja, a maioria delas tem um buffet nas proximidades. Isso é o ideal, pois entre outras coisas, facilita muito a vida dos familiares e convidados na hora de sair da cerimônia religiosa para a festa, uma vez que o deslocamento será feito sem a necessidade do uso de veículos. E se o casamento for realizado em lugar distinto da igreja, o que é muito comum atualmente, a cerimônia e a festa podem ser realizadas nesse mesmo local, o que, com certeza, ficará bem mais barato e sem a necessidade de qualquer tipo de deslocamento.
04. Se o casamento e a festa forem realizados em casa (do noivo, da noiva ou de familiares), a comida pode ser feita no próprio local com a ajuda de todos que estão envolvidos na organização da festa.
05. Não é porque você vai casar que tem que convidar o bairro inteiro para a festa. Além dos familiares, convide apenas as pessoas mais íntimas, os amigos mais próximos e queridos. Afinal, qual o objetivo de convidar aquele colega de trabalho da firma que mal te cumprimenta no dia a dia? Entenda: mais convidados, mais gastos.
Resumindo as dicas: se você quer gastar dinheiro mesmo, reserve para esbanjar com sua noiva durante a lua de mel. Isso sim, vale a pena.
No entanto, eu tenho uma notícia ruim para quem vai casar, gastando pouco ou não: vocês só vão começar a saber o que é despesa de verdade quando vierem os filhos e estes se tornarem adolescentes. Mas isso é assunto para outro post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More