segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dieta saudável e económica



Produtos diet ou light são muito caros, é verdade, mas se você precisa perder alguns quilos e vai aderir a determinada dieta, é possível elaborar uma alimentação balanceada e equilibrada que fique bem mais em conta, seguindo algumas dicas:
- A primeira coisa a fazer antes de iniciar a dieta é procurar um nutricionista e com a ajuda desse profissional, elaborar um cardápio semanal, sempre procurando evitar adicionar algum alimento que você não gosta e sabe que não aguentará consumi-lo por um período longo.
- No cardápio devem ser incluídos primeiramente os alimentos saudáveis que já estão disponíveis na dispensa ou na geladeira.
- Fazer uma lista e comprar apenas com os alimentos que estão faltando.
- Supermercados costumam fazer promoção em determinado dia da semana. Se informe com o gerente ou funcionários do estabelecimento o dia que ocorrem essas promoções. Certamente comprará frutas, legumes e folhas mais frescas e mais baratas.
- Compre em quantidade menor produtos que estragam mais rápido, evitando, assim, cair na esparrela de desperdiçar alimentos.
- Procure saber o horário de funcionamento da feira livre perto de sua casa e só vá lá para comprar uma hora antes do término. É a famosa “hora da xepa”, quando os feirantes baixam muito o preço dos produtos. É economia certa. E se procurar por frutas e legumes da época, a economia será maior ainda.
- Ao comprar carnes, procure comprar a peça inteira, pois sempre é mais em conta do que comprar por quilo. Ao comprar frango, peça o frango inteiro, pois também é mais barato do que levar cortes como coxa, sobrecoxa ou peito.
- Aprender a fazer pão integral com fibras em casa sai bem mais barato e saudável do que o pão francês da padaria. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale a pena.
- Produtos diet ou light nem sempre significam que são melhores nutricionalmente que os comuns. Leia com cuidado a tabela nutricional desses produtos para ver se é o que realmente quer ou precisa.
- Muitos supermercados hoje em dia tem marcas próprias e seus produtos costumam ser bem mais em conta do que produtos similares de outras marcas, e com a mesma qualidade. Não deixe de verificar a conveniência de adquirir esses produtos.
- A quantidade de alimentos a ser feita em cada refeição deve ser aquela aconselhada pelo nutricionista, ou seja, apenas o suficiente. Não corra o risco de fazer mais do que o necessário e comprometer a dieta comendo “só um pouquinho mais”. A tentação será grande e deve ser evitada.
- Evite ficar sentado à mesa após o término da refeição, principalmente quando a comida está posta em travessas sobre ela, pois entre uma conversa e outra, a vontade de “dar mais uma beliscadinha naquele bife” é inevitável. O melhor mesmo é a comida ficar sobre o fogão e cada pessoa fazer o seu prato apenas com a quantidade necessária para aquela refeição.
- Nunca esquecer que a sensação de saciedade ocorre após aproximadamente 20 minutos da ingestão dos alimentos. Portanto, é muito importante para fugir daquela vontade de comer um pouco mais, uma mastigação lenta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More