sábado, 27 de outubro de 2012

Vale a pena comprar a Wii U?

Wii U está na reta final antes de aparecer nas prateleiras das lojas ao redor do mundo, e como vivemos neste belo Brasil, país do carnaval, belíssimas praias, coxinhas de frango com catupiri, impostos, e varejistas que adoram se aproveitar de novidades chutando os preços junto com o paraquedista no salto da Red Bull Stratos, ele irá chegar por estas bandas em lugares como Mercado Livre assustando muita gente. É por isso que o DORK resolveu abrir o livro do Wii U aqui, mostrando tudo sobre o aparelho para que você tome uma decisão consciente na hora de gastar por baixo R$2000,00 em um produto que no papel não vale nem R$1000,00.

Se você está aqui, tudo indica que esteja às escuras quando se trada do mais novo hardware que será lançado pela Nintendo no dia 18 de Novembro. O tão aguardado Wii U será comercializado inicialmente em duas versões, a primeira, será a versão de entrada e acompanhará uma memória flash de míseros 8gb de armazenamento, o “inovador” controle com forma e cheiro de tablet, um cabo HDMI, e o sensor de movimentos, o pacote que conterá somente o console na cor branca terá seu preço TABELADO nos EUA de $299,00,aproximadamente R$630,00 dilmas.
 
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A outra versão do console, com o nome de Deluxe, custará $300,00 e além dos items mencionados na versão acima, poderá ser encontrado na versão preta e acompanhará uma base para o console, base para o controle, flash interno de ainda míseros 32gb para armazenamento, uma cópia de Nintendo Land e um ano de assinatura premium no serviço online que será lançado junto com o console, denominado criativamente de Nintendo Network.
 
E a tecnologia do aparelho, será que faz valer esta entrada com algo em torno de 7 anos de atraso nesta atual geração? Levando em conta que a concorrência do Wii U já está milhares de jogos a frente, milhões de unidades vendidas e com muitos usuários fiéis, para fazer sentido para a Nintendo esta entrada seu console deve ser único, inovador e o mais importante, duradouro. Até o momento, diversos desenvolvedores estão elogiando o console, não só pela facilidade de programar seus jogos para a plataforma, mas também pelo poder dela.
Uma coisa temos que concordar, não existe absolutamente nada novo no Wii U, até mesmo o uso do controle com cara de tablet não impressiona tanto assim, ainda mais levando em consideração o combo Playstation 3 + Playstation Vita, que em alguns casos, pode funcionar da mesma maneira.
Porém, segundo diversos desenvolvedores ativos no mercado, a plataforma da Nintendo tem capacidade de deixar os concorrentes no chinelo quando se trata de potência, o que faz sentido devido ao atraso da Nintendo ao entrar em uma geração que não deve durar mais 3 anos.



Já que vamos falar de Wii U, decidimos fazer uma pequena comparação com os concorrentes, afinal de contas tudo deve ser levado em consideração, mesmo se a pessoa que vá comprar o console possua os concorrentes.
Processador: O console possui um processador de 3 núcleos desenvolvido pela IBM, anteriormente rumores indicave que a infraestrutura do processador éra o Power7, porém a IBM confirmou via twitter recentemente que o processador usa a estrutura Power-Based. O clock do processador gira em torno de 3ghz, e ao que tudo indica é levemente inferior aos concorrentes. Nesta categoria, o Playstation 3 com seus quase 6 anos de vida ainda encabeça a lista, fazendo uso do potente processador Cell.
Memória: É neste quesito que o console se destaca se o compararmos aos concorrentes, o console possui 2gb de memória, 1gb para o sistema e 1gb para jogos. O PS3 é um dos que mais sofrem neste quesito, por mais que use uma memória com a tecnologia XDR de extrema performance, ele decidiu se limitar na quantidade, com apensa 256mb de sistema e 256mb de VRAM DDR3. O Xbox 360 optou por um pouco mais de RAM, porém usou uma memória convencional, totalizando 512mb DDR3. Como podemos ver o Wii U passa o carro nos concorrentes, quantidade de memória é um grande diferencial, pois ela garante uma vida útil maior para o console, e ao mesmo tempo da um pouco mais de liberdade para os desenvolvedores, podendo um mesmo jogo oferecer experiências diferenciadas em cons0les com um certo limite de memória.
Gráficos: Não muito foi divulgado sobre as especificações técnicas da GPU do console, no momento sabemos apenas que a plataforma será a série 7xxx da AMD com suporte ao DirectX 7 e shaders 4.0. Infelizmente não existem dados o suficiente para que haja uma comparação entre as três plataformas, mas no momento, se levarmos em consideração somente os quesitos técnicos em uma batalha da GPU RSX usada no Playstation 3 contra a GPU XENOS usada no Xbox 360, o vencedor será o Xbox. Só gostaria de apontar que não estou tomando lados aqui ou gerando uma batalha PS3 x Xbox, são fatos, teóricamente a GPU XENOS é mais potente que a RSX…
Armazenamento: Realmente, 8gb ou 32gb não é o suficiente, ainda mais para esta nova era de DLC e jogos digitais, ainda mais indo contra a nova versão do PS3, que será disponível com 250gb ou 500gb. Eu cheguei a uma conclusão sobre isso, redução de custas. A Nintendo foi contra o princípio usado na era Wii, o Wii U chegará às prateleiras norte americanas custando literalmente o dobro da versão mais completa de seu irmão mais velho. Mas existe uma boa notícia para os que achar que armazenamento é um caso perdido no console, ele irá suportar aumento de espaço via USB, seja por um simples pendrive ou um HD externo, sem necessidade de instalar nada como no PS3. A entrada USB no Wii U será um apêndice mesmo, o console irá reconhecer qualquer unidade de disco como nativa do console, permitindo instalar jogos, salvar seus jogos, instalar DLCs, filmes, musica ou fotos direto da entrada USB. Ainda não foi confirmado se será necessário algum tipo de configuração específica para o uso desta forma de expensão, mas somente sua existência já alivia muito a consciência na hora de decidir uma compra.
Resolução de vídeo: Nenhuma novidade nesta área se formos comparar com os concorrentes, mas uma grande novidade para a Nintendo. O console terá suporte HD até 1080p para jogos e vídeos, já o “inovador” controle terá uma resolução de 854 x 480 pixels, o que de certa forma é surpreendente levando em consideração que o potente portátil da Sony – que teóricamente pode ser usado da mesma forma no PS3 – possui 960×544 pixels.
Retrocompatibilidade: Para os que possuem aquele mar de jogos de Wii, podem ficar tranquilos. A Nintendo confirmou que os jogos do Wii terão total compatibilidade e suporte no Wii U, e diferente da Sony, assim permanecerá. Outra boa notícia é que mesmo após o fim da vida do atual Wii, a Nintendo garantiu que os pequenos e grandes desenvolvedores poderão continuar desenvolvendo usando a antiga plataforma, pois os custos para desenvolver para o Wii são bem inferiores, porém eventualmente os jogos não serão mais disponibilizado em mídia, somente via download digital.
Mídia: Neste quesito o Wii U deixa MUITO a desejar. Mais uma vêz, a Nintendo adota uso de mídia própria, o mesmo erro cometido no falecido, porém notável, Game Cube. O console não será compatível com filmes em DVD e muito menos Blu-Ray, o qual é um dos maiores atrativos do Playstation 3. Porém, a mídia que será usada no Wii U não é fraca, a chamada iDensity terá capacidade de 25gb na camada simples, indo até os 50gb nos discos de camada dupla, tal como o Blu-Ray, isso foi feito para prevenir o uso da pirataria, o que provavelmente será em vão, como sempre.



A Nintendo é famosa por seus jogos first party, por mais que seja excelente jogos, seu foco é maior para os jogadores casuais, e isso acabou sendo uma faca de dois gumes para o Wii, que teve suas vendas representadas pelos jogadores casuais. A Nintendo acabou ficando com uma seleção imensa de jogos com baixíssima qualidade no Wii, pois muitos dos principais desenvolvedores decidiram focar seus esforços nas plataformas concorrentes. Já no Wii U a história será outra, o console chegará nas prateleiras com uma excelente seleção de jogos exclusivos e multi plataformas – lista de jogos no lançamento do Wii U – desenvolvidos por empresas como BioWare, Treyarch e muitas outras. Isso será importantíssimo para a Nintendo, que poderá conquistar novamente aquele público que leva vídeo games um pouco mais a sério, e ao mesmo tempo continuará a dominar o mercado casual com jogos focados para um público mais jovem e menos sedentário.
O novo controle (tablet, handheld ou seja lá como se chama) também deve ser levado em consideração, principalmente com sua função de transmitir o jogo do console diretamente na tela do controle. Ainda não sabemos as limitações desta função, mas jogar um jogo de console diretamente no controle e ao mesmo permitindo que sua esposa assista a novela do seu lado é um grande atrativo para casais que moram em apartamentos de um quarto, e ao mesmo tempo reduz a exclusão que muitos de nós adotamos na hora de jogar em nossos quartos ou salinhas de jogos. Agora resta saber se os jogos mais pesados apresentarão esta função ou se ela permanecerá exclusiva para os jogos first party da nintendo.
Em conclusão, a Nintendo ouviu aos fãs durante estes 6 anos de Wii, decidindo embarcar na onda dos jogadores mais hardcore, e por mais que seu console não seja a maior novidade no mundo dos games, irá atender às necessidades de uma exigente legião de jogadores, e para os casuais, podem ficar tranquilos, Wii não será descontinuado por hora, e caso o console em si seja, a empresa garantiu suporte aos desenvolvedores que queiram continuar usando a plataforma do Wii para lançarem seus jogos no Wii U como download digital.
O preço realmente ficou salgado, ainda mais na altura que a competição entre os consoles desta geração se encontra, desta vêz a Nintendo não foi tão ousada como foi feito no lançamento do Wii com seu inovador controle, este novo controle, por mais interessante que seja, teóricamente pode ser emulado pelo console da Sony em conjunto com um Playstation Vita, a única diferença está na disponibilidade de ambos, sendo que o Wii U ele vem de fábrica e no Playstation ele custa mais caro que o próprio console. A vantagem neste ponto para os que possuem um Wii U ou um PS3 é que os desenvolvedores dos grandes jogos multi-plataformas poderão criar as funções em ambos os consoles, sendo no Wii U nativo e no PS3 opcional.
A impossibilidade de rodas filmes em disco é um grande desatrativo do console, ainda mais hoje em dia com a capacidade de transformarmos nossas salas em verdadeiras salas de cinemas a um custo relativamente baixo, porém isso de certa forma pode ser substituído caso exista a possibilidade de usar o console como um media center, tal como é feito no Xbox 360 e no Playstation 3, e isso deve ser levado em consideração para os que ainda não possuem um console da atual geração, pessoalmente sou um adorador de filmes em qualidade HD, e isso torna o Playstation 3 um item obrigatório na minha sala de TV.
Já a resposta para a pergunta “vale a pena comprar?” fica a critério de cada um, mas nesta altura, temos que levar em consideração a possibilidade de um “Xbox 720″ ou um “Playstation 4″ aparecerem nos próximos dois ou no máximo três anos, rumores já apontam uma apresentação do sucessor do Xbox 360 para a E3 2013, caso isso aconteça, até o final de 2014 uma nova geração de consoles será inaugurada, tornando seu investimento obsoleto, principalmente se você já for proprietário de um console da atual geração, ou de ambos como eu e muitos outros.

Fonte: dork.com.br

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