quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ciências da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação?


Cursos Superiores de Informática: Qual escolher?
Essa é uma dúvida comum entre os jovens e para as pessoas que pretendem mudar de profissão. A afinidade com o computador é um pré-requisito dos três cursos, mas eles seguem caminhos diferentes na Informática. E isto acaba confundindo as pessoas acerca dos seus gostos e vocações para a área. É hora de tirar todas as dúvidas!
Neste artigo eu evitarei falar aqueles termos técnicos presentes nos portais das universidades brasileiras; que costumam confundir até mesmo as pessoas mais experientes. Digo isto pois quem busca este tipo de informação são os jovens recém-formados no Ensino Médio, que estão cheio de dúvidas sobre qual carreira seguir, especialmente falando de informática.

Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Em Sistemas de Informação o discente aprende conceitos sobre desenvolvimento de software com ênfase para o mercado corporativo, ou seja, com o foco em administração, gerência de projetos e atendimento ao usuário. Ou seja, o aluno aprende as técnicas de programação e manipulação com banco de dados, mas com a ênfase para projetar o software e não desenvolvê-lo.

Engenharia da Computação
Engenharia da Computação
O futuro Engenheiro da Computação deve ter certa afinidade com hardware, eletrônica e robótica, pois estas são as principais disciplinas do curso. Na prática, o curso ensina ao discente as mesmas técnicas de programação de Sistemas de Informação, porém com ênfase no desenvolvimento de hardware, como os microprocessadores.

Ciências da Computação
Ciências da Computação
Ciências da Computação é o curso mais abrangente dos três, pois reúne parte do conhecimento aplicado em Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, com ênfase em desenvolvimento de software. O futuro Cientista da Computação estará apto a trabalhar com desenvolvimento de hardware ou projetos de sistemas, porém não com tanta ênfase quanto aos respectivos profissionais. Suas disciplinas envolvem teorias complexas sobre a computação, matemática e linguagens de programação.
O Mercado de Trabalho necessita de profissionais qualificados nos três cursos. O mais importante é tomar a decisão correta ao ingressar num curso que lhe interesse. Isto pode ajudar seu aprendizado e futuramente sua entrada no mercado de trabalho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More