Essa é uma dúvida comum entre os jovens e para as pessoas que pretendem mudar de profissão. A afinidade com o computador é um pré-requisito dos três cursos, mas eles seguem caminhos diferentes na Informática. E isto acaba confundindo as pessoas acerca dos seus gostos e vocações para a área. É hora de tirar todas as dúvidas!
Neste artigo eu evitarei falar aqueles termos técnicos presentes nos portais das universidades brasileiras; que costumam confundir até mesmo as pessoas mais experientes. Digo isto pois quem busca este tipo de informação são os jovens recém-formados no Ensino Médio, que estão cheio de dúvidas sobre qual carreira seguir, especialmente falando de informática.
Sistemas de Informação
Em Sistemas de Informação o discente aprende conceitos sobre desenvolvimento de software com ênfase para o mercado corporativo, ou seja, com o foco em administração, gerência de projetos e atendimento ao usuário. Ou seja, o aluno aprende as técnicas de programação e manipulação com banco de dados, mas com a ênfase para projetar o software e não desenvolvê-lo.
Engenharia da Computação
O futuro Engenheiro da Computação deve ter certa afinidade com hardware, eletrônica e robótica, pois estas são as principais disciplinas do curso. Na prática, o curso ensina ao discente as mesmas técnicas de programação de Sistemas de Informação, porém com ênfase no desenvolvimento de hardware, como os microprocessadores.
Ciências da Computação
Ciências da Computação é o curso mais abrangente dos três, pois reúne parte do conhecimento aplicado em Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, com ênfase em desenvolvimento de software. O futuro Cientista da Computação estará apto a trabalhar com desenvolvimento de hardware ou projetos de sistemas, porém não com tanta ênfase quanto aos respectivos profissionais. Suas disciplinas envolvem teorias complexas sobre a computação, matemática e linguagens de programação.
O Mercado de Trabalho necessita de profissionais qualificados nos três cursos. O mais importante é tomar a decisão correta ao ingressar num curso que lhe interesse. Isto pode ajudar seu aprendizado e futuramente sua entrada no mercado de trabalho.
0 comentários:
Enviar um comentário