sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Saiba como poupar até 30% na construção da sua casa


Há cada vez mais empresas a oferecer esta hipótese “chave na mão”, com conclusão em 12 meses e descontos no preço que podem chegar aos 30%.
A liberdade de conjugar um conjunto de peças e conseguir chegar a soluções distintas é um dos principais atractivos que reúne milhões de fãs entre crianças e adultos em torno do universo das construções com legos. Há mesmo um estudo da Universidade de Copenhaga que concluiu que, com apenas seis peças de legos, se consegue criar mais de 915 mil combinações diferentes. Na devida proporção, aquilo que hoje em dia é possível fazer no mundo da construção habitacional quase se pode equiparar à realidade dos legos. Existe um leque muito vasto de soluções cujo objectivo é facilitar, agilizar, flexibilizar e tornar menos dispendiosa a edificação de uma casa. As soluções chave na mão são exemplo disso mesmo e estão a ganhar terreno em Portugal. Ou seja, casas que podem ser escolhidas quase por catálogo, posteriormente adaptadas à medida do futuro habitante, e em que este apenas se tem de preocupar em transportar os móveis e em instalar-se num prazo máximo de 12 meses. Este tipo de oferta está disponível para construções de tipo tradicional, mas também para casas modulares ou de madeira. O preço final é também uma das principais vantagens deste tipo de serviço, já que permite poupanças entre 10% e 30%, consoante os casos. Para tal, apenas é necessário dispor de um terreno habilitado à construção.
No âmbito da construção tradicional, o "Casa Pronta" da imobiliária ERA, lançado há cerca de seis meses, é um dos serviços que permite fazer isso mesmo. O cliente apenas necessita de ter o terreno e escolher o desenho de uma casa de entre mais de duas dezenas de modelos à escolha, mas adaptáveis a cada cliente. Depois, a rede ERA assegura em qualquer ponto do país o licenciamento, a construção e a execução do projecto através da parceria com arquitectos e construtores, num curto prazo de tempo. "O nosso objectivo foi criar um serviço de tal forma completo e abrangente que, sobretudo num período de crise como o actual, ajudasse as pessoas a pensar construir uma casa própria, libertando-as de todo o trabalho e burocracias habituais", frisa Isidro Fernandes, responsável pela ERA de Vila Verde e mentor do "Casa Pronta". O facto de esta solução facilitar a vida do proprietário foi o mesmo mote que levou a "Espaços com Vida" a lançar há cerca de um mês e meio o mesmo tipo de serviço. "Os nossos projectos são indicados para pessoas que não têm disponibilidade de tempo para acompanhar todo o processo de construção com a vantagem de o custo ser fixo, não havendo lugar a derrapagens", explica Paulo Rodrigues, director comercial da empresa.
Após os licenciamentos necessários para o arranque da obra, qualquer destes dois projectos compromete-se a entregar a casa concluída no máximo em 12 meses, um prazo curto face ao que acontece habitualmente. Segundo Isidro Fernandes, "em situações normais, uma casa pode demorar dois anos a ser construída, sendo que todos os certificados e licenças podem ainda levar mais um ano até serem obtidos".
Este tipo de casas estão disponíveis a partir de montantes em torno dos 80/85 mil euros, preços que tendencialmente serão mais competitivos do que a oferta tradicional. "Como o construtor trabalha com uma central de compras os preços são mais baixos, esclarece Paulo Rodrigues. Uma opinião partilhada por Isidro Fernandes. "O preço final tende a ser um pouco inferior ao de construções semelhantes, mas com a vantagem de englobar um conjunto de serviços que o cliente habitualmente paga por fora e cujo custo pode rondar entre 10 mil e 15 mil euros [licenciamentos, baixada eléctrica, ramal de água, licença de habitabilidade, entre outros], ", explica este responsável. Na pratica, para o exemplo de uma casa de 80 mil euros, isto equivalerá a uma poupança entre 10% e 20%.
Existem ainda outros conceitos alternativos para construir uma casa chave na mão, com prazos de entrega que podem ser ainda mais curtos. É o que se passa, por exemplo, com as casas modulares. Ou seja, habitações que são construídas com base em módulos produzidos em fábricas, que são conjugados no terreno quase como se tratassem de peças de legos. Entre as principais vantagens deste opção é o facto de ser adaptável à medida que as famílias crescem, bem como o prazo de construção que pode ser encurtado para apenas dois meses. "Ainda existe alguma resistência por esta opção porque as pessoas tendem a pensar que são contentores, mas conseguimos resultados semelhantes aos da construção tradicional", lembra Nuno Sousa, director de marketing do grupo Metalusa, que detém a Téketo, especializada neste tipo de casas. Contudo, existem muitos empresas a prestar serviços semelhantes, sendo que, com base na consulta a alguns sites especializados neste ramo, conseguem oferecer soluções com descontos entre 10% e 30% face a uma construção tradicional. Muitas vezes, o que as distingue é o tipo de material utilizado nos módulos. No caso da Téketo, a matéria-prima é o aço, outras utilizam betão pré-fabricado, madeira, entre outros. No caso da Téketo, um projecto chave na mão para o equivalente a um T2 com 100 metros quadrados poderá custar em torno de 70 mil euros. Segundo Nuno Sousa, "os preços destas casas ficam a preços ligeiramente abaixo do habitual , já que a sua estrutura é substancialmente mais barata".
Apesar das vantagens deste tipo de soluções, são ainda assim recomendadas algumas cautelas. Uma delas é se o terreno está habilitado para construção. Sobretudo no caso das casas modulares, é aconselhado também escolher empresas bem implementadas no mercado para o caso de desejarem efectuar alterações nas casas no futuro.

Três opções chave na mão
ERA Casa Pronta
O projecto foi implementado há cerca de seis meses pela imobiliária ERA e já está disponível em qualquer ponto do país. Os modelos base podem ser vistos em www.casaprontaera.com, custam a partir de 80 mil euros e são entregues ao cliente no prazo máximo de 12 meses. Para além dos encargos da construção, no preço final estão incluídos os custos de estudo arquitectónico, licenciamentos, licença habitacional e o acompanhamento da obra por um gestor de cliente e um gestor de projecto, entre outros. O pagamento é feito ao longo das nove fases da obra.
Espaços com vida
O serviço disponibilizado através da "Espaços com Vida" (www.espacoscomvida.pt) é semelhante ao oferecido pela ERA. Neste caso, existem cerca de 13 modelos base de casas que são adaptáveis ao cliente, custando o modelo mais barato 85 mil euros. Este serviço está disponível em todo o país, mas os preços apenas são garantidos no Norte e até à zona de Lisboa, estando os custos de licenciamento à conta do cliente. Em termos de prazos, até à entrega da casa também se aplicam os 12 meses. O pagamento também é faseado, com base no andamento da obra.
Casas Modulares
O serviço chave na mão também está implementado na oferta de casas modulares. A Téketo, é um desses casos. A empresa disponibiliza vários modelos de casas adaptáveis a cada caso e ao longo do tempo. Oequivalente a um T2 de 100 metros quadrados pode custar em torno de 70 mil euros. No conceito chave na mão está incluído o licenciamento, o desenvolvimento do projecto e a construção. Após garantir o licenciamento, a empresa promete entregar a casa no prazo de dois meses.
Trabalho publicado na edição de 9 de Novembro de 2012 do Diário Económico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More