quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Inmetro exigirá que novas máquinas de lavar roupa gastem menos água e energia


As novas máquinas de lavar roupa terão que gastar menos água e menos energia elétrica. Só os equipamentos mais eficientes vão conseguir o selo do Inmetro com a letra “A”.
A etiqueta de consumo de energia foi a primeira coisa que dona Maria Isabel olhou quando chegou à loja pra trocar a máquina de lavar.
“A minha já é bastante antiga. Então estou olhando justamente por causa disso mesmo. Para trocar por causa do consumo de energia mesmo”, contou Maria Isabel Sales, aposentada.
E o consumidor vai poder economizar ainda mais na conta de luz. Uma portaria do Inmetro, que será publicada no mês que vem, determina que os fabricantes terão que seguir regras mais rigorosas para que os produtos tenham o selo de economia com a letra “A”.
O novo modelo deve ser de 15% a 20% mais econômico. E as lavadoras terão uma nova etiqueta pra facilitar o entendimento do consumidor.
“Tiramos uma série de informações da etiqueta que não eram importantes. Que falavam do Inmetro, que falavam dos parceiros do Inmetro, isso foi reduzido, foi enxuto. De tal forma que a área da etiqueta possa ficar com informações mais claras. Por exemplo, claramente dizer quanto que aquela máquina consome de água numa lavagem. É claramente dizer para o consumidor quanto que ele vai gastar de energia”, afirmou Gustavo Custer, gerência de regulamentação Inmetro.
maquina-de-lavar-roupa
Em uma fábrica, em Belo Horizonte, foram dois anos de pesquisa até conseguir melhorar o desempenho dos equipamentos.
“A gente tem conseguido cada dia mais vender mais máquinas estando com selo Procel e “A” no Inmetro”, disse Marcelo Soares, diretor industrial.
As novas lavadoras devem chegar ao mercado no início do ano que vem. E nos próximos 24 meses todas as lojas já devem ter os modelos mais econômicos.
“É melhor pagar mais e levar um produto que consuma menos”, contou uma mulher.
“Tem que economizar. Porque aí você compra mais roupa pra lavar mais”, revelou um homem. [G1]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More