domingo, 13 de janeiro de 2013

Economizar papel


Os gastos com papel são um dos principais motivos de desmatamento no mundo. O fato é que esse material é essencial no dia-a-dia de grande parte da população, mas há maneiras de evitar seu desperdício, o que reduz não só a derrubada de árvores, mas também o consumo de energia e água.
Dois lados - A primeira delas é utilizar os dois lados das folhas – uma forma de aproveitar ao máximo a matéria e evitar gastos desnecessários, já que a fabricação do produto exige uma grande quantidade de água e energia.
Impressão consciente - Outra forma é evitar o desperdício na hora da impressão. Pense bem antes de mandar um texto ou arquivo do computador para a impressora. Faça uma revisão e evite a impressão errada, que leva ao gasto desnecessário de papel.
Cartões virtuais - Em aniversários, no Natal e em outras datas comemorativas envie um e-mail ou um cartão eletrônico no lugar do tradicional de papel – é mais barato, cumpre a mesma função e poupa as escassas árvores.
Correios desnecessários - Se você é adepto do home banking, bloqueie o envio de extratos mensais pelo correio e consulte os dados de sua conta pela internet. Isso economiza papel e combustível.
Na mesa - Na hora de preparar a mesa para o almoço ou o jantar, utilize guardanapos de pano. Eles são reaproveitáveis e ambientalmente mais corretos.
Embalagem - Se for comprar presentes para alguém, não os embale com papéis brilhantes, laminados ou com purpurina. Eles são de difícil reciclagem.
Lixo no lugar certo - Não jogue bitucas de cigarro e papel higiênico nos vasos sanitários. Isso evita o desperdício de água tratada e problemas nos encanamentos.
E na hora de descartar, não se esqueça de jogar o papel limpo no coletor azul. Clique aqui e saiba quais tipos de papel podem ou não ser reciclados. [iBahia]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More