sábado, 12 de janeiro de 2013

Escolher os óculos perfeitos para a sua cara

Verão é tempo de proteger a pele, os cabelos e o olhos do sol. Seja para caminhar confortavelmente ao sol, corrigir alguns graus de astigmatismo, miopia ou para criar uma assinatura de estilo, uma armação adequada ao formato do seu rosto pode complementar e muito a sua aparência. Grandes ícones de estilo masculino usaram e abusaram dessa artimanha. Michael Caine e James Dean, que tinha um altíssimo grau de miopia, são dois grandes exemplos de homens que encararam de frente os óculos de grau e fizeram deles parte de seu charme.

John Lennon não largava seu Ray Ban, que inclusive virou o nome de uma armação arredondada da marca. Já Woody Allen elegeu a marca inglesa Moscot como preferida.

Mas como escolher a melhor armação, tanto de grau como de sol? Para Voriques Oliveira, proprietário da Voriques Óptica, o melhor óculos é o que lhe proporciona conforto e bem estar. “Atendidos os critérios de não encostar na bochecha e não pressionar as têmporas, a armação perfeita é uma questão de gosto e estilo pessoal”, afirma. “Se possível, atente também para modelos que não cubram as sobrancelhas”, completa. Mas há que prefira seguir uma espécie de cartilha na hora de escolher este novo item de estilo, como as definições de formatos de rosto. Essa métrica é realizada a partir da distância da testa para o começo do nariz, do nariz para o começo da boca e do começo da boca para o queixo. Quando as distâncias são menores, as características indicam rosto arredondado. Quando mais alongadas, oval. Já o rosto triangular é alongado como o oval, porém tem o maxilar mais marcado, e o rosto quadrado tem os traços mais marcados. Mas, antes de partir para a compra, há alguns detalhes que devem ser observados, tanto para a compra de solares quanto para os modelos de receituário:
Formatos de rosto
Para todo formato de rosto existe um óculos que “veste” melhor.Veja os tipos e identifique o que mais se parece com você.

Queixo largo, numa linha quase reta com as mandíbulas, são as características desse formato de rosto. Aposte em modelos com fio de náilon na parte inferior da armação ou que tenha cantos redondos, para suavizar esses traços marcantes.

É aquele com face larga, testa curta e queixo pequeno. Para afinar o rosto, prefira armações quadradas ou retangulares, deixando de lado peças arredondadas. Modelos assim irão repetir a forma do rosto e deixá-lo ainda mais largo.

Testa larga e queixo estreito marcam as feições em formato triangular. Prefira modelos mais estreitos, para dar a impressão de que o maxilar é mais largo. Evite armações que cubram a maçã do rosto e dê preferência a peças sem a parte de baixo, que ajuda a ampliar a área do queixo.

Por ser um rosto sem grandes evidências, a maioria dos óculos cai bem. Aqui, vale um truque precioso e que também atende a todos os formatos de rosto: evite armações muito pesadas, ou seja, largas e que cubram a sobrancelha.
Definido o formato do seu rosto, vamos a escolha do material que melhor atende suas necessidades.
Materiais


1. Acetato - Reúne a maior variedade de armações, principalmente as mais ligadas a moda. É leve e permite uma grande variação de cores e designs.


2. Metal – Apesar de ter bem menos personalidade que as armações de acetato, os modelos de metal são mais adequados a quem pretende “combinar” roupas com mais facilidade. Mas cuidado: esses modelos são bem mais esportivos.


3. Titânio – Bem mais resistentes que as de metal, essas armações não enferrujam quando molhadas.
Escolhido o material da sua armação, chega a vez de eleger o tipo.
Tipos de armação


1. Meia Armação – Discretas, são indicadas para quem tem pouco grau.


2. Sem aro aparente – Super invisível, é o preferido dos apresentadores de telejornais e por quem não gosta de usar óculos.


3. Coloridas - O uso de cores fica a critério do seu perfil e essa é uma grande oportunidade para reafirmar sua assinatura de estilo. Mesmo que você seja um executivo, é possível escolher um tom mais sóbrio, que reafirme sua autoridade e personalidade. Para os esportistas, tons mais vibrantes podem realçar a energia e vitalidade. Seja qual for o seu estilo, tudo vai depender mesmo da sua escolha. Mas, se mesmo assim você ficar na dúvida, a dica é coordenar a cor da armação com a cor da pele e do cabelo. “O cabelo é a moldura do seu rosto, então é mais provável que você consiga trabalhar com a cor do cabelo do que com o tom da pele”, afirma Voriques.
Pronto. Agora você já pode até pensar em abandonar suas lentes de contato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More