sábado, 16 de fevereiro de 2013

Consultor de energia dá dicas de como economizar na conta de luz


A conta de luz ficou mais barata desde a última quinta-feira (24) em todo o país. As mudanças foram anunciadas pela presidente Dilma Roussef. A redução será de 32% para a indústria, agricultura, comércio e o setor de serviços. Já para o consumidor residencial, o desconto será de 18%.
Ter a conta de luz reduzida não é tudo. É preciso mudar o comportamento dentro de casa, para não desperdiçar energia. Aparelhos elétricos ou eletrônicos fazem com que os gastos disparem no dia a dia. Nas férias, muitas famílias pagam caro pelo serviço, mas é possível economizar.
Verão, férias, casa cheia de crianças. Isso é sinônimo de televisão ligada o dia todo, um tal de abre e fecha geladeira, e com o calor dos últimos dias, o ar condicionado fica ligado o tempo todo. O resultado vem na conta de luz.
A dona de casa Celuta Madalhano bem que tenta, mas admite que é difícil controlar o consumo de energia nesta época do ano. A conta do mês de dezembro, por exemplo, veio 70% mais alta do que a de novembro. “É alta, vem bem cara a conta nesta época. Muito por causa do calor”, afirma.
De acordo com os especialistas, a cada grau centígrado a mais na temperatura ambiente, o consumo de energia sobe em torno de 3%. O consultor de energia Hebert Machado tem algumas dicas para ajudar a economizar e diminuir a conta no fim do mês. “É possível reduzir a conta de luz. É só utilizar os equipamentos de forma correta e consciente podemos reduzir até em 30% o consumo”, diz o especialista.

Sobre o aparelho ar-condicionado, a dica é saber usar e a limpeza também é importante na hora de diminuir o consumo de energia. “A dica do ar é dividir o equipamento em dois períodos. Durante o dia é preciso que o local não tenha incidência do sol para não sobrecarregar o aparelho. À noite a dica é usar o timer para desligar sozinho na madrugada. Uma limpeza periódica também é essencial”, explica.
Na cozinha é preciso ficar atento à geladeira, nada de ficar toda hora vendo o que tem dentro dela. Hebert ensina um teste rápido para gente saber se o aparelho está em ordem e não está consumindo mais energia do que o necessário. “Basta pegar uma folha do papel e colocá-la na porta da geladeira. Se a folha sair fácil da porta, ela está com problema”, diz.
O chuveiro também é um dos principais vilões da casa quando o assunto é consumo de energia. “Nessa época do verão tem de usar desligado, usar a água em temperatura ambiente”, afirma.
Aproveitar ao máximo a luz natural já que estamos no horário de verão é outra dica importante.
Trocar as lâmpadas fluorescentes que já são mais econômicas pela pelas de led pode garantir uma economia ainda maior. “Os consumidores podem ir trocando de forma gradativa as lâmpadas, usando as de led, a economia chega até a 80%”, diz. [G1]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More