sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

5 dicas práticas para melhorar sua saúde financeira em 2013

A internet transborda de conselhos para quevocê tenha a vida financeira perfeita: dinheiro no banco e tudo pago com folga. Mas algumas vezes até mesmo os mais prudentes consumidores enfrentam crises que apenas um especialista poderia resolver. Se você deseja evitar esse tipo de aperto e quer que2013 seja um ano de saúde financeira, confira as dicas a seguir.

01. Faça uma poupança de emergência

Quem pode prever o futuro com todas as certezas possíveis? Se você não quer ser completamente dependente do emprego e deseja uma margem de segurança mais confortável caso a empresa passe por dificuldades e você seja pego por imprevistos, comece a poupar parte do que ganha em uma poupança de emergência.

02. Pague as dívidas de cartão de crédito

Dívida. Uma palavra que persegue o sono de muitas pessoas ao redor do mundo. Não deixe que 2013 seja marcado por esse pesadelo. Priorize as dívidas, seja com o cartão de crédito ou com o financiamento, em todos os seus gastos. Economize ao máximo para conseguir saldar essas urgências e não cometa os mesmos erros quando puder utilizar o dinheiro que ganha para outras necessidades.

03. Guarde 10% de sua renda

Essa quantia será útil, pode acreditar. Seja para a poupança de emergência ou para a aposentadoria, procure guardar pelo menos um décimo do que ganha por mês. Não deixe que todo o dinheiro seja gasto ao longo dos próximos 30 dias e evite parcelamentos longos que podem consumir essas economias.

04. Pague sua hipoteca antes da aposentadoria

Se você vai financiar uma casa (um carro ou qualquer outra posse mais significativa) não cometa o erro de parcelar em infinitas vezes. Diminua ao máximo o número de parcelas, mesmo que isso signifique alguns anos de privação financeira máxima. Deixar que o financiamento se prolongue até os anos da aposentadoria é como fazer o nó de sua própria forca.

05. Monitore seus gastos

Você tem ideia de quanto gasta com seu cigarro por mês? E com os docinhos depois do almoço? Gastos aparentemente insignificantes como estes podem ser os responsáveis pelo seu aperto no fim do mês. Guarde suas notas fiscais e anote cada gasto para que seu dinheiro esteja a seu serviço e não o contrário. [Universia]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More