sexta-feira, 15 de março de 2013

Como usar o Facebook para encontrar um emprego


Quer usar o Facebook para encontrar um novo emprego? Uma pesquisa sobre busca de emprego pelas redes sociais, realizada pelo site de recrutamento Jobvite, o Facebook tende a ser a principal mídia social para encontrar oportunidades no mercado de trabalho. Os candidatos a emprego não são os únicos que usam a mídia social. Os recrutadores também estão adotando essa ferramenta para encontrar talentos. De acordo com o levantamento do Jobvite, 86% dos recrutadores analisam perfis de potenciais profissionais pelas redes sociais.

Esse resultado não é surpreendente: a Graph Search, ferramenta de busca social do Facebook, anunciada em janeiro deste ano e que vem sendo estendida gradualmente a todos os usuários, facilita o trabalho dos recrutadores na hora de encontrar profissionais. Uma rápida pesquisa sobre "pessoas interessadas em Java, que vivem em São Francisco" apresenta uma lista com mil candidatos.

Se você está procurando um novo emprego ou quer expandir a sua rede profissional, o Facebook é um boa dica. Abaixo você confere cinco aplicativos que podem ajudar na busca de novas oportunidades no mercado de trabalho.

1. BranchOut

BranchOut

BranchOut é um aplicativo do Facebook, que foi lançado em 2010 e tem mais de 30 milhões de membros. É usado para conectar profissionais e também para buscar oportunidades de emprego.

O BranchOut inclui uma "Linha do Tempo de Carreira" similar à Timeline do Facebook. Permite publicação de fotos, notícias e atualizações para criar narrativas da trajetória profissional. A ferramenta possibilita que pessoas relatem conquistas profissionais, mostrando os momentos importantes de sua carreira.

Além de conectar profissionais, o BranchOut permite que você envie uma cópia de seu currículo, encontre pessoas que seguem, compartilhamento de conteúdos, destacar suas habilidades, enviar e receber mensagens de outros profissionais. A ferramenta conta ainda com um aplicativo móvel para você baixar o Facebook App Center.


2. BeKnown

BeKnown

O aplicativo BeKnown utiliza dados de empregos do site Monster.com para informar se você está conectado com empresas que tem vagas abertas por meio de seus amigos da rede social.

No BeKnown o perfil profissional é preenchido com informações básicas. Você pode adicionar informações profissionais, pedir uma URL personalizada e recomendações para colegas. Você também pode ganhar distintivos que são adicionados ao seu perfil e se conectar com novas pessoas.

Além de seus anúncios de emprego, você pode encontrar pessoas que deseja se conectar profissionalmente (negócios no BeKnown não são publicados no Facebook) e enviar e receber mensagens. Para ajudar você a expandir sua rede, o aplicativo também conecta com colegas do passado e do presente, sugerindo pessoas talvez lhe interesse de acordo com o local onde trabalham ou estudam.

Ao contrário BranckOut, BeKnown é carregado pelo Facebook. Assim você não tem que ir para um site externo.


3. Identified

Identified

Identified é uma aplicação de recrutamento social do Facebook. A ferramenta utiliza informações profissionais recolhidas a partir de Facebook para mostrar uma "qualificação Identificada" por meio de números de 1 a 100, que são atribuídos a você, sua empresa e sua atual universidade. Essa pontuação também pode ser associada à características como qualidade do seu ambiente de trabalho, por exemplo.

Quanto mais informações você adicionar à sua trajetória educacional e profissional mais pontos acumula no Identified. Essa classificação ajuda os profissionais a analisarem suas competências e experiências para determinados tipos de vagas.


4. Jobvite

Jobvite

A aplicação Jobvite permite aos usuários encontrar, consultar e avaliar oportunidades de emprego com os amigos, se candidatar para vagas e ver seu status no processo de contratação a qualquer momento. Esse recurso cria "uma relação positiva e transparente para empresas e candidatos", informa a empresa Jobvite.

Você pode procurar por empregos de acordo com uma palavra-chave ou lugar. Os resultados vão listar o nome da empresa, a posição, a data em que a vaga foi publicada e se sua rede está ligada ao empregador que está recrutando profissionais.


Fonte: IDG Now!


Leia Mais http://www.oblogdoseupc.com.br/2013/03/Como-usar-o-Facebook-para-encontrar-um-emprego.html#ixzz2NbJZ8F2T

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More