quinta-feira, 7 de março de 2013

Dicas para economizar com as despesas do carro


Ter um carro é um dos maiores sonhos dos brasileiros, seguido da casa própria e de ter o próprio negócio. “E muita gente acredita que o carro é um investimento, talvez pelo fato de ter um alto valor monetário e que pode ser vendido depois de alguns anos de uso. Mas, salvo raríssimas exceções, um automóvel é sempre uma despesa”, desmistifica Décio Kimura, especialista em finanças pessoais do blog Minhas Economias.
Você sabe quanto custa ter um carro?
Além de um carro zero já perder 10% do seu valor assim que sai da concessionária, há um monte de custos envolvidos em sua manutenção e uso, como IPVA, licenciamento, DPVAT, combustível, troca de óleo e filtros, lavagem, seguro, estacionamento… despesas estas que, em um ano, podem chegar a 1/3 do valor total do carro. “Isso sem contar os juros pagos no financiamento ou os juros que a pessoa deixou de ganhar caso tivesse investido o dinheiro usado na compra do carro”, diz Décio.
Coloque tudo na balança
Se mesmo colocando na balança os prós e contras de ter um carro, os benefícios contarem mais alto para a rotina da sua família, saiba que há maneiras de gastar menos com o seu carro, sem precisar deixá-lo na garagem para sempre. O primeiro passo é colocar no papel todas as despesas relacionadas a ele. Você pode incluí-lo em sua planilha de controle do orçamento doméstico e usar um gerenciador financeiro online gratuito. “Não importa o jeito que você encontrou para controlar seus gastos: o importante é manter a disciplina e registrar todas as despesas relacionadas ao seu carro”, reforça Décio.
Corte os gastos variáveis
Os gastos fixos, como prestações, IPVA, DPVAT, e até mesmo a depreciação com o passar do tempo, não mudam mesmo que sua família decida aposentar o carro de vez. Assim, o caminho para economizar com as despesas do carro é focar nos gastos variáveis, como combustível, estacionamento, lavagens, multas de trânsito e pedágios. Apesar do seguro ser também um gasto fixo, é possível barganhar uma apólice com preço mais em conta e que ofereça mais benefícios se você pesquisar bastante. “Antes de tudo, certifique-se que seu orçamento é suficiente para cobrir no mínimo os custos fixos, senão você estará no caminho certo para as dívidas”, diz Décio.
Instalar um rastreador no carro também pode ajudar a baixar o valor do seguro, pois diminui o risco de roubo para a seguradora. Algumas atitudes também ajudam a gastar menos: ar condicionado, GPS e outras facilidades da vida moderna acabam gastando o combustível do carro para funcionarem. Assim, só os use quando for necessário. Outra solução para economizar é nunca andar com o carro em ponto-morto: apesar da lenda popular apregoar o contrário, andando com o carro “na banguela” faz o combustível continuar sendo injetado no motor.
Estar com alinhamento, balanceamento e pneus calibrados conforme manda o manual do carro também ajudam a desgastar menos seu veículo, fazendo que tenha menos despesas de manutenção no futuro. Tendo um pouco de paciência, com o tempo você vai ver que cortando um gasto aqui outro ali, é possível aproveitar melhor o seu dinheiro e investir no bem estar da sua família. [Blog da Consul]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More