segunda-feira, 15 de abril de 2013

Afinal, o que é a Bitcoin?


A cada dia que passa, mais ouvimos sobre a nova moeda do momento: aBitcoin!
Criada em 2009 pelo japonês Satoshi Nakamoto, ela não pertence a nenhum país nem é vinculada a nenhum emissor centralizado (banco).
ScreenHunter_01 Apr. 10 23.37Ela é utilizada exclusivamente no mundo digital: existem em bancos de dados espalhados em uma redepeer-to-peer para registrar as transações e usa criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que as bitcoins só podem ser gastas pelos seus donos e evitar gastos duplos. Podem ser enviadas pela internet para qualquer pessoa que tenha uma conta Bitcoin.
O fato curioso sobre essa moeda é que, visto que ela não é ligada a nenhum banco central / emissor que emite dinheiro na medida que é necessário, ela é incrivelmente estável. A inflação que existe é pequena e controlada por software: previsível e de conhecimento público!
Com o passar do tempo, o número de Bitcoins existentes tende a 21 milhões: em 2013, algo em torno de 50% das Bitcoins foram emitidas, e em 2017 já serão 75%… E quanto mais perto do valor total chegar, mais elas se valorizarão, pois não serão introduzidas mais moedas.
250px-Bitcoin
Mas como elas são criadas? Em um processo que se chama mining, ou mineração: utilizando o programa oficial no modo de geração de moedas. Dependendo do poder de processamento que você “ajudar” a rede, você pode ser o escolhido para ganhar um lote de moedas. E quanto ela vale? Hoje uma bitcoin vale o equivalente a 70 dólares. 16.7 milhões de dólares foram “criados” ano passado!
E não pense que isso é só um jogo: a Wikileaks e o WordPress já aceitam pagamentos em Bitcoins! Porém, tudo tem um lado ruim: pelo fato das transações e contas serem anônimas, esta moeda acabou atraindo criminosos… Já existem casos de vendas de drogas e outras transações ilegais nesta rede.
Quer saber mais? Esse vídeo faz um belo resumo, mas você precisa entender inglês:

E aí? Vai encarar? Pode ser um belo investimento!
Fontes: WikipediaDigg.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More