segunda-feira, 29 de abril de 2013

Como fugir das desculpas para gastar mais do que deve


Para manter seu orçamento sob controle, além de monitorar seus gastos, relacionando-os mensalmente na sua planilha, você deve observar a forma como consome. Pense e responda: você sempre arruma uma justificativa para acabar gastando mais do que deve? Algumas desculpas são bem comuns e você pode evitá-las. Veja só:
Todo mundo comprou
Cuidado com o efeito manada, que significa, resumidamente, seguir o comportamento de outras pessoas, acreditando fazer um bom negócio. Por exemplo: você está no supermercado, anunciam a promoção de uma TV, vários consumidores se aglomeram para comprá-la e você, no embalo, acaba fazendo o mesmo.
Eu mereço
É bem comum, ao ver algo na vitrine que se quer muito, soltar a frase “vou comprar porque eu mereço”, apenas para justificar a decisão de gastar mesmo quando seu orçamento não permite. Saia da loja, dê uma volta, reflita sobre suas reais necessidades.
Só desta vez
Como em uma dieta, onde sempre se agenda o início do regime para a próxima segunda-feira, é natural deixar para depois o hábito de combater as compras por impulso. Você compra uma coisa aqui e ali no sábado, jurando que na próxima semana tudo será diferente. Posicione-se!
Estou com pressa
Evite fazer compras quando estiver sem tempo para isso. Seja no supermercado ou no shopping, é indicado levar a lista do que precisa comprar, pesquisar opções de produtos, preços e condições de pagamento. Em datas comemorativas, procure resolver tudo com antecedência.
Pode ser útil
Você vê um produto em promoção, acha o preço bastante convidativo e acaba comprando, mesmo sem precisar. Acha que está fazendo um tremendo negócio e que, um dia, vai acabar usando aquilo.
Gosto de presentear
O fato de estar gastando mais do que deve com outras pessoas não justifica seus abusos de consumo. Seja criterioso, observe bem quanto você tem disponível antes de sair às compras.
É só parcelar
Use o crédito de forma responsável. Lembre-se: você pode comprar hoje e pagar depois, parcelar sempre que possível, mas tendo consciência de que deve adquirir o que for mesmo necessário, e que terá esses gastos a incluir no seu orçamento nos próximos meses.
Preciso investir na minha imagem
Querer se vestir bem para causar boa impressão no trabalho é positivo, desde que haja critério. Você não precisa comprar três pares de sapato da mesma cor, pois o efeito vai ser o mesmo. Controle as compras por impulso.
Faço tudo pelos meus filhos
Nada de sair comprando o mundo para os filhos, justificando que eles merecem sempre o melhor. Você precisa ser o exemplo em casa, para que possa criar adultos financeiramente responsáveis no futuro. Estabeleça limites, aprenda a dizer não quando necessário.
Dinheiro extra eu posso gastar
Não compre algo já contando com a comissão que deve receber no próximo mês ou com o aumento de salário que imagina ter. Espere até o fato se concretizar: se não entrou na sua conta, ainda não é seu! E mais: que tal criar uma estratégia de poupança para este dinheiro extra, ou então regularizar algumas pendências financeiras?
Estou com fome
Evite sair às compras de supermercado com fome. É fato: você acaba gastando muito mais do que deveria.
Devo relaxar
Não adote o hábito de fazer compras como terapia de combate ao estresse. Você merece relaxar sim, mas que tal optar por medidas mais econômicas, saudáveis e até mais prazerosas? [Finanças Práticas]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More