quinta-feira, 25 de abril de 2013

Li-Fi Zone - Nova geração sem fios

Todo nós sabemos o quanto a rede sem fio (WI-FI) é uma tecnologia confiável, rápida e consagrada, mas acredite, ela pode estar com os dias contados. A nova promessa das redes sem fio de alta velocidade é a rede LI-FI, ou seja, transmissão de dados através da luz.
Basicamente a tecnologia Li-FI utiliza micro leds especiais (mil vezes menores que 1 milímetro) e tem como principio básico trabalhar da forma que o bit trabalha “0 ou 1″ que é o estado da luz pode estar “Acesa ou Apagada”
A transmissão de dados por LI-FI é feita simplesmente ligando e desligando uma lâmpada – micro leds - que tem a capacidade de piscar de forma tão rápida que é imperceptível aos nossos olhos. A luz é registrada por um fotodetector , que será responsável por transformar a luz em informações e transmitir ao computador (da mesma forma que a placa de rede trabalha para sinal de dados).



A rede LI-FI já mostrou que funciona e muito bem, atualmente essa tecnologia é aplicada em uma máscara de mergulho que transmite a voz do usuário por meio de pulsos de luz, que chegam ao fotodetector e são transformados em sinais de áudio. Dessa forma é possível conversar com o mergulhador mesmo a 30 metros abaixo do nível do mar.
Agora nos resta aguardar para que essa tecnologia chegue ao mercado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More