quinta-feira, 11 de abril de 2013

Saiba tudo o que revelam os seus "gosto" no Facebook


Um artigo da Universidade de Cambridge publicado no revista da academia de ciências dos Estados Unidos analisou a atividade digital de mais de 58 mil utilizadores do Facebook e chegou a várias conclusões, sendo a mais importante a de que é possível conhecer o perfil de uma pessoa através dos "gosto" que coloca no Facebook.
Os participantes no estudo permitiram a compilação dos seus "gosto", perfis demográficos e resultados de testes psicométricos através de uma aplicação online. Numa fase posterior os "gosto" foram lidos por algoritmos e comparados com a informação disponibilizada pelos perfis e respetivos testes de personalidade.
Os resultados obtidos foram diversos. Por exemplo, utilizadores que gostavam de "Mozart" e "Ciência" tinham maior probabilidade de possuírem QIs mais elevados do que os utilizadores que gostavam de "Lady Antebellum". Outro dos inúmeros exemplos: as pessoas que gostavam de "Indiana Jones" estavam satisfeitas de um modo geral com as suas vidas, enquanto as que apreciavam a banda "Gorillaz" se encontravam infelizes.
O estudo não se fica pelos "gosto" em páginas que o utilizador segue, mas também nos comentários onde exerce essa opção, permitindo traçar um perfil muito próximo da realidade sobre a personalidade do utilizador´, em áreas tão diversas como política, religião, orientação sexual e até questões do foro emocional.
A próxima vez que queira colocar um "gosto", pense duas vezes. É que as conclusões deste estudo deixam satisfeitos as empresas que podem assim direcionar melhor os seus produtos para consumo, mas aumentam a preocupação sobre as questões de privacidade.
Saiba mais sobre a investigação da Universidade de Cambridge fazendo download dos documentos com o estudo (em inglês), nesta página do site da Academia de Ciências dos Estados Unidos.
Fonte: Correio da Manhã

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More