segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Como Calcular a Rentabilidade da Sua Ideia de Negócio

Você sonha em abrir seu próprio restaurante, loja ou empresa de serviços mas falta a confiança ou experiência para fazer sua ideia de empresa de pequeno porte uma realidade?
Uma das primeiras etapas no desenvolvimento de seu plano de negócio é determinar a rentabilidade da sua ideia de negócio. Em outras palavras, com base no seu montante previsto de vendas, quanto lucro sua ideia de empresa gerará? Isto pode parecer uma pergunta desafiadora, mas quando dividida em etapas simples, calcular a margem de lucro da sua pequena empresa é um processo muito simples.
Neste exemplo, vamos supor que você sempre sonhou em abrir um stand de sanduíche perto do parque da sua cidade. Seus amigos e familiares sempre felicitaram você em seus excelentes sanduíches e você acredita que os altos níveis de tráfego perto do parque vão apoiar sua ideia de negócio.

Como Calcular o Ponto de Equilíbrio da sua Ideia de Pequeno Negócio

Passo 1: Identificar o Custo Variável

Para manter as coisas simples, podemos supor que a única coisa que nós estamos vendendo em nosso stand de sanduíche seja o sanduíche em si (para cada item adicional do menu, é só repetir essas etapas).
O primeiro passo para determinar a rentabilidade do seu plano de empresa de pequeno porte (stand de sanduíche) é identificar os custos variáveis associados com a venda de um dos sanduíches. Custos variáveis são itens que “variam” dependendo do número de sanduíches vendidos. Um exemplo de um custo variável seriam os pães do sanduíche. Se você vendeu 10 sanduíches seu custo de pão de sanduíche vendido seria 10 vezes maior do que se você tivesse apenas vendido 1 sanduíche.
Suponha que ele seja de R$ 0,58 por unidade.

Passo 2: Identificar Seu Custo Fixo

O próximo passo para calcular a rentabilidade do seu stand de sanduíche (ou outra ideia de negócio) é calcular quais serão os custos fixos da sua empresa. Os custos fixos são gastos que permanecem “fixos” não importa quantos sanduíches você vender. Por exemplo, se você vender 1 ou 10.000 sanduíches em um mês, a mensalidade da concessão do stand provavelmente permanecerá a mesma.
Note que o salário de seus empregados (se você tiver algum) entrará aqui também.
Outra coisa: um dos componentes será a despesa de depreciação.  Compreender despesas de depreciação é fundamental para compreender a rentabilidade da sua ideia de empresa de pequeno porte. Mesmo se você pagar em dinheiro os diversos equipamentos necessários para o seu negócio de sanduíche, você ainda precisa de algum método de cálculo do efeito do equipamento no seu custo operacional mensal. Um método de lidar com isso é usar a depreciação linear onde você “amortiza” o custo do equipamento uniformemente ao longo de um certo número de anos. Você não precisa realmente “pagar” este dinheiro a ninguém (a não ser que você tenha feito financiamento ou leasing do equipamento). Esta é apenas uma despesa que você já fez e deve de levar em consideração para determinar o verdadeiro “custo” de funcionamento de seu negócio.
Suponha que ele seja de R$ 2.000 por mês.

Passo 3: Estabeleça o Preço de Venda do Seu Sanduíche

Agora que você sabe quanto custa para fazer um de seus sanduíches, você precisará definir um preço de venda. Com base em algumas pesquisas de mercado hipotéticas, vamos supor que você decidiu que 2 reais é um preço justo para cobrar por um de seus sanduíches super gostosos.

Passo 4: Calcule a Margem de Contribuição de Um Sanduíche

A “margem de contribuição” é um termo actual que as escolas de negócios usam para se referir à quantidade de dinheiro gerado na venda de um produto ou serviço além dos custos variáveis de fabricação ou produção do produto. Em nosso exemplo do stand de sanduíche, a margem de contribuição refere-se a quanto dinheiro a venda de um sanduíche “contribui” para outras coisas, como os custos fixos a pagar (que nós falamos acima) e o lucro para o proprietário.
Para calcular a margem de contribuição para a venda de um sanduíche, devemos simplesmente subtrair nosso custo variável por sanduíche de nosso preço de venda de R$ 2,00. A margem de contribuição de um sanduíche vendido é R$ 2,00 – R$ 0,58 = R$ 1,42.

Passo 5: Como Calcular o Ponto de Equilíbrio (que é o ponto a partir do qual a empresa começará a evidenciar lucros)

Agora que você já sabe a margem de contribuição da venda de um dos seus sanduíches, você pode calcular quanto sanduíches precisa vender para cobrir os custos fixos do stand, nesse exemplo esse também será nosso ponto de equilíbrio, (o ponto onde teremos vendido sanduíches o suficiente para cobrir custos fixos e variáveis mensais mas sem ainda ter lucro).
Para calcular o ponto de equilíbrio (ou break even como alguns chamam), simplesmente divida o valor do custo fixo  pela margem de contribuição de vender um sanduíche. Neste exemplo vamos precisar vender R$ 2.000/R$ 1,42 = 1.408 sanduíches para atingir o ponto de equilíbrio.

Passo 6: Quantos Sanduíches Devem Ser Vendidos para Ter um Lucro de R$ 3.000/mês?

Vamos ser honestos, nós não vamos ter o trabalho de vender sanduíches o mês inteiro se não acreditassemos que haverá algum ganho financeiro, certo? Vamos supor que você deseja fazer um lucro de R$ $3.000 por mês com seu stand de sanduíche. Quantos sanduíches você deve vender para obter esse nível de rentabilidade?
Para calcular quantos sanduíches precisamos vender para obter R$ 3.000 por mês de lucro simplesmente adicionamos R$ 3.000 às despesas mensais em nossas despesas fixas. Ao reexaminar quantos sanduíches precisamos vender para atender nosso novo fixo de despesas mensais (incluindo seu lucro de R$ 3.000), dividimos nosso novo fixo de despesas mensais (R$ 2.000 + R$ 3.000 = R$ 5.000) por nossa margem de contribuição (R$ 1,42): R$ 5.000/R$ 1,42 = 3.521 sanduíches ou aproximadamente 117 sanduíches por dia!
A questão agora saber se você acha que consegue vender 117 sanduíches por dia. Se achar que não, diminua o lucro esperado, o preço  do sanduíche, o custo (fixo ou variável) e refaça o cálculo.
Este é um exemplo muito básico, mas esperamos que ele lhe dê algumas dicas sobre como calcular o potencial de lucro de sua próprias idéias de negócios de pequeno porte.

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1 comentários:

bom dia
Você é um executivo , um pai , uma mãe ou uma pessoa melhor ter necessidade de prestidigitação financeira da mão rapidamente tendo em conta o seu financiador situação visto que todos os bancos e instituições financeiras colocá-lo , ou você está olhando para um crédito (consumo , renovação, imóveis, negócios , etc . ) Como se você não é sério para estimular polonês contattarcelo : moraismanuel1@aol.fr

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