terça-feira, 20 de agosto de 2013

Fatores a Considerar Na Compra de Uma Franquia

Franquia tem algumas vantagens para aqueles que pretendem começar e tocar sozinho seu negócio. Franqueadores (aqueles que vendem franquias) geralmente têm um plano de negócio comprovado e muitas vezes têm reconhecimento nacional ou internacional, que pode lhe ajudar enormemente na condução do seu negócio. Eles também muitas vezes oferecem suporte técnico e formação contínua.
Um modelo de negócios de uma cadeia nacional pode não funcionar bem numa área rural. “Nós estávamos pagando muito dinheiro por poucos benefícios. Eles mandam suas correspondências mas não trazem ninguém para a nossa loja,”disse um dos franqueados nesta situação. Agora a loja faz parte de outra franquia com uma estrutura de negócios diferentes que oferece serviços estilo cafeteria mais adequados às suas necessidades.
Ele também é dono de uma loja de conveniência de um franqueador diferente. As margens de lucro são mais baixas, diz ele, porque são acrescidas despesas de royalties e franquia. Mas, para a loja de conveniência, o modelo de franquia faz sentido.
Pesando os Prós e Contras
Tudo se resume em ponderar prós e contras. Franquias são um bom lugar para aprender e se você não tem muita experiência empresarial; há vantagens em abrir uma franquia.
Entre os “pros” estão os seguintes:
  • Um modelo de negócios estabelecido que fornece um modelo para execução dos negócio
  • Assistência técnica para a parte financeira, de marketing, seleção do ponto de vendas, etc.
  • Treinamento administrativo e de produtos.
  • Publicidade.
Para os “contras” podemos citar:
  • Falta de controle quanto ao andamento do negócio.
  • Despesas extras em coisas como propaganda, que nem sempre ajudam o seu negócio.
  • Requisitos de inventário que podem não se adequar ao seu local.
  • Restrições em matéria de inovação.
Existem duas formas principais de franquia. Uma é chamada de franquia de produto ou marca e a outra é chamada de franquias de formato de negócio. Franquia de formato de negócio é geralmente a mais restritiva em termos de como executar a operação, mas você normalmente também obter mais apoio do franqueador.
Foco no Investimento
Investir em uma franquia geralmente é muito caro. Há uma taxa de franquia inicial, que pode variar de alguns milhares a dezenas de milhares de reais e em muitos casos não é reembolsável. Suas despesas para construir ou alugar um local e equipar em conformidade com os requisitos do franqueador também podem ser muito maiores do que fazer isso de forma independente. Você vai ter custos de inventário (que você teria se você fosse um independente, também, mas os custos de franquia podem ser mais elevados). Você pode até mesmo ter que pagar uma taxa de “abertura” para o franqueador em troca de promoção do seu negócio.
Você pode ter que pagar outras taxas. As taxas de franquia mais comuns são:
Royalties: baseiam-se no rendimento bruto do local, mas às vezes você terá que pagar mesmo que você não tenha rendimentos significativos; o pagamento de royalties é o direito de uso de marca ou nome do franqueador e você normalmente é obrigado a pagar royalties durante o contrato de franquia.
-Taxas de publicidade: às vezes são cobradas taxas de publicidade para ajudar a pagar a publicidade nacional. Às vezes estes são acordos de cooperação, onde seu local é anunciado na sua área ou em outros locais. Muitas vezes, porém, as taxas de publicidade pagam por publicidade geral da marca, não somente em seu local específico ou para atrair novos franqueados.
Contratos de franquia geralmente duram anos, mas não há nenhuma garantia de que você será capaz de renovar seu contrato de franquia. O franqueador também pode cancelar seu contrato se você não pagar as taxas aplicáveis ou atender às normas do franqueador. Se isso acontecer, você perde o seu investimento.
Desconfie de qualquer franqueador que encher sua cabeça com quanto você pode lucrar com uma franquia ou dizendo quanto outros franqueados lucrando. Quando um franqueador diz que ele não tem a prova escrita ou recusa-se a fornecer-lhe, minha sugestão é para você esquecer e examinar outra.
Determine a melhor oportunidade para você
Decida se você quer partir para uma franquia requer o mesmo tipo de exame que você faria para abrir um negócio independente. Procure um campo que lhe interessa e que você tem habilidades ou que você pode aprender facilmente. Pense em quanto tempo e dinheiro você está disposto a comprometer-se para ter uma franquia de sucesso. Pense sobre se você vai ser capaz de exercer a atividade e se o franqueador pode deixar o negócio — o que por vezes acontece.
Seguem Algumas Considerações:
  • Você quer que a franquia seja sua principal fonte de renda ou uma renda extra? Isso está relacionado com o tempo e o empenho de dinheiro que está disposto a ganhar? Se você está apenas procurando rendimento suplementar, certifique-se de que seu investimento não supera seus retornos.
  • Você se imagina administrando o negócio ou pretende contratar um gerente? Não há nada de errado com qualquer abordagem, mas contratar um gerente pode diminuir seus lucros, enquanto, administrar a franquia você mesmo pode diminuir seu tempo.
  • Pode ver-se administrando este negócio nos próximos 15 ou 20 anos? Quando você assina um acordo de franquia, está assumindo um compromisso a longo prazo. Se você não sabe se vai ficar feliz nesta situação, pode querer continuar à procura de uma oportunidade que realmente lhe inspira.
Além de conhecer-se, você precisa fazer sua diligência na investigação de oportunidades de franquia. Isso significa avaliar o valor que o franqueador está oferecendo em troca de seu investimento em termos de:
-Demanda: Uma franquia que tem sido bem-sucedida em outras áreas do país (ou até mesmo no seu estado ou cidade) não necessariamente será bem-sucedida no seu local. As pessoas em sua comunidade ou bairro desejam o produto ou o serviço? O produto ou serviço é sazonal, como empresas que cuidam do jardim ou do pagamento de impostos? Se for, irá gerar suficiente lucro durante a temporada para apoiá-lo através de entressafra?
-Concorrência: Que outras empresas oferecem o mesmo produto ou serviço ou similares? Como as outras franquias do mesmo franqueador estão em sua área, há demanda suficiente para todas as franquias?
Os contratos de franquia, por vezes, estabelecem limites de território para impedir que os locais da mesma franquia concorram diretamente uns com os outros. Mas esses limites não incluem o mesmo mix de mercado, que significa que seu território pode não ser tão lucrativo como o de outro franqueado.
Quando você investigar a concorrência, analise os preços e valor do ponto também. Você pode ser capaz de competir com empresas que requerem menor capital de entrada se a sua fornecer um valor agregado significativo. Mas se seus produtos ou serviços são substancialmente iguais, obter clientes pode ser mais difícil.
Verifique quanto tempo a concorrência está no negócio e como ela é percebida na comunidade.
Crescimento: Veja não só o potencial de crescimento de seu próprio local, mas também a história de crescimento do franqueador. Em geral, o crescimento é uma coisa boa; significa que há uma demanda para o produto ou serviço e geralmente significa melhor reconhecimento do nome da franquia. Mas se o franqueador cresce muito rápido, pode haver problemas com o suporte prometido ou com a manutenção das fronteiras territoriais.
-A experiência do franqueador: um empresário que está apenas começando a franquiar pode não ter a experiência ou competência para transformar um negócio bem-sucedido em uma operação de franquia bem-sucedida. Já alguém como a McDonald tem anos e anos de experiência comprovada.
-A reputação do franqueador: se o nome de franquia é associado com valor e serviço, isso é uma coisa boa. Mas a má reputação do franqueador pode significar fracasso para seu investimento, mesmo se você fizer tudo certo.
Você provavelmente não deseja investir em uma franquia com uma má reputação, mas isso poderia representar uma oportunidade para que você possa abrir um negócio que concorre com o do franqueador. A essência de um negócio bem-sucedido é fazê-lo melhor do que ninguém.

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