sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Assumindo Um Negócio Já Existente

A vantagem em comprar uma empresa já existente é que o dono já passou pelas fases iniciais, muitas vezes árduas, de fazer pesquisa de mercado, implementar um plano de marketing, criar uma base de clientes e estabelecer uma reputação que mantém os clientes vindo à loja periodicamente.
Estas coisas só serão uma vantagem se você tiver experiência e competência para capitalizar sobre aquilo que o proprietário já trabalhou. Se você estiver entrando em um campo desconhecido, terá uma acentuada curva de aprendizagem que poderá prejudicar sua capacidade de manter a boa continuidade do negócio.
Uma outra grande vantagem de negócios existentes é que você não está trabalhando por projeções. Você está lidando com números e desempenhos reais. Isso torna a avaliação do potencial retorno do seu investimento muito mais fácil.
Dito isto, você ainda tem que fazer sua lição de casa. Você precisa saber exatamente o que você está recebendo de bem e de mau. O que significa que você tem que rever as demonstrações financeiras, compreender questões de contrato, investigar os processos judiciais em curso ou potenciais e identificar outros prós e contras do negócio.

Revisão das Demonstrações Financeiras

Além do fluxo de caixa e das demonstrações de lucros/perdas do negócio, você precisará examinar outros livros que podem afetar os lucros a longo prazo. Esses registros incluem contas a pagar e a receber; se há um monte de faturas ou notas fiscais que não foram pagas, tando da empresa como de clientes, isso pode ser um sinal de alerta de que o negócio não é tão estável como os outros livros podem fazer parecer.
Peça uma lista de propriedade de todos os ativos da empresa e de empréstimos ou de outras obrigações financeiras anexadas a esses ativos. Isto lhe dará uma boa ideia do que a empresa possui e o que é meramente o leasing ou aluguel, bem como qualquer penhora que possa existir com relação aos bens.
Revise registros de funcionários também, para ver quais são os benefícios que o negócio fornece, se parece haver uma quantidade excessiva de horas extras, se a remuneração do trabalhador e outras apólices estão pagas e revise os contratos dos funcionários. Você também vai querer saber sobre benefícios não requeridos por lei.
Se existem contrato de colaboradores, você terá que descobrir se eles serão vinculados a você, se você comprar o negócio. Você pode não querer estar vinculado a um gerente se você e ele não compartilharem a mesma visão ou filosofia para o negócio. Por outro lado, você poderá querer que acordos de não concorrência e confidencialidade feitos com o proprietário anterior sejam obrigatórios quando você assumir.

Observando Contratos e Aluguéis

Outros contratos e concessões devem ser revistos para ver se você pode beneficiar se deles quando você assumir a propriedade. Alguns contratos com fornecedores ou clientes não permitem o vendedor transferir o contrato para um novo proprietário sem o consentimento do fornecedor ou do cliente. Se você ou o proprietário atual não puderem convencer a outra parte no contrato para transferir seus termos para você, você poderia enfrentar a perda imediata de um fluxo de receita significativo.
O mesmo vale para locações. Se o negócio fica em um espaço alugado, você terá que descobrir se o proprietário irá oferecer-lhe os mesmos termos. Caso contrário, isso pode ter um grande impacto nas despesas.
Veja os detalhes de contas de consumo e o serviço de telefone. Você não quer ter que alterar o número de telefone comercial ou ter que pagar contas que o proprietário antigo não pagou.
Outros contratos que você deve examinar podem incluir:
  • Qualquer empreendimento conjunto, parceria ou acordos semelhantes
  • Empréstimos pendentes, linhas de crédito ou outras modalidades de financiamento
  • Quaisquer acordos de parcelamento, seja um negócio de compra ou venda
  • Quaisquer acordos com o pessoal de vendas, distribuidores, publicidade e outros fornecedores
  • Quaisquer contratos com opções de ações ou ações de compra
  • Quaisquer registros relativos às fusões, aquisições ou cessões, especialmente nos últimos cinco anos

Preste Atenção a Litígios Potenciais ou Em Andamento

Se o negócio que você está de olho tem quaisquer questões jurídicas, você pode herdá-las quando você fizer a compra. Verifique se há quaisquer ações judiciais ou judiciais em curso, bem como qualquer acordo passado ou outras ações judiciais que envolvem o negócio. Você também precisará verificar se há acordos não cumpridos e você terá que rever qualquer apólice de seguro que fornecer cobertura para litígios.
Você não precisa — e não deve — acreditar na palavra do vendedor sobre eventuais litígios. Depois que elas são arquivadas, ações judiciais e decisões tornam-se registro público. Mesmo se acordos são confidenciais, eles têm de ser apresentado ao tribunal e os registros são públicos.

Investigue Outras Áreas

Há muita pesquisa envolvida na compra de uma empresa já existente. Aqui estão algumas outras áreas você deve olhar antes de assinar o contrato de compra:
  • Impostos, incluindo se há quaisquer impostos não pagos
  • Leis de zoneamento, códigos de construção e outros regulamentos locais ou estaduais
  • Propriedade intelectual como marcas e patentes
  • Segredos comerciais e outras informações de propriedade, incluindo medidas de proteção
  • Questões ambientais ou problemas de saúde
  • Licenças comerciais, incluindo se todas as licenças podem ser transferidas
  • Auditorias e relatórios de crédito: informações sobre o cliente, incluindo listas de mala direta ou e-mail, políticas de compras e de crédito e quaisquer informações explicando o ganho ou a perda de clientes principais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More