terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vivendo Sem Cartão de Crédito – Não me Arrependo


Já se passaram 3 anos desde que acabamos com nossos cartões de crédito. Ainda estamos vivos. E completamos esses 3 anos sem se endividar. Mas será que isso foi a melhor decisão financeira?
Meu histórico de crédito
Lembro do meu primeiro cartão de crédito. Ah, pensei que era alguém especial quando recebi pelo correio. Estava pronto para se tornar um adulto, ter responsabilidades e pagar meu cartão de crédito na totalidade cada mês.
E fiz isso. Sempre paguei meu cartão de crédito sem atraso.
Foi nessa epoca que conheci um engenheiro 20 anos mais velho que eu, quase com idade para ser meu pai lá no serviço. Me ensinou muito coisa sobre finanças.
De repente vi o dinheiro sob uma luz totalmente nova e comecei a compreender os perigos do crédito.
Embora nunca tivesse tido qualquer dívida de cartão de crédito (além daquela que devia a cada mês), identifiquei duas maneiras com cartões de crédito estavam me emperrando:
  • Eu não tinha um fundo de emergência. Pensava que se entrasse num beco sem saída, teríamos os nossos cartões de crédito. Isso poderia ter nos mergulhado em um mar de dívidas de cartão de crédito.
  • Eu não lutava por um emprego melhor. Por causa da falsa sensação de segurança financeira que os meus cartões de crédito deram, não vi a necessidade de obter um salário mais alto.
Assim, com a aprovação da minha esposa, cancelamos os cartões de crédito.
Aquele dia foi um dia histórico de nossas vidas. Nós definimos que iriamos mudar o rumo para algo melhor. Mas será que isso foi a melhor decisão?
Olhando para trás, não me arrependo de nossa decisão de cancelar cartões de crédito. Na verdade ele nos forçou a seguir um plano financeiro que manteve nossa família financeiramente segura.
A pressão de não ter uma rede de segurança me empurrou para encontrar um trabalho diferente: um que quase quadruplicou a minha renda. Com isso construímos um fundo de emergência. Também fomos capazes de poupar algum dinheiro para a educação dos nossos filhos.
Claro, poderíamos ter alcançado algumas dessas metas sem sacrificar os cartões mas tenho certeza que nem todos eles poderiam e não tão rapidamente.
Você está pronto para cortar os seus cartões?
Você pode não estar pronto para cortar os cartões de crédito. Mas deixe-me dizer que esses 3 anos sem cartão de crédito tem sido maravilhosos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More