quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como Saber se Você tem Poupado o Suficiente?

Como você tem poupado? É muito ou pouco? A relação capital renda ajuda. Ela é definida como o total de suas economias da aposentadoria dividido por seu salário atual.
Por que isso importa? Porque dá uma boa medida sobre o seu progresso financeiro. Diz se você está onde deveria estar, se está atrasado ou adiantado.
Mas como toda medida, ela tem vantagens e desvantages.
Algumas das desvantagens a meu ver:
  • Abordagens do tipo “tamanho único” são geralmente falhas. Como por exemplo, a percentagem do salário que você deve gastar em um carro, um mês de salário para um anel de noivado e muitas outras medidas que “especialistas” criam. Muito depende de sua situação pessoal.
  • Receitas e despesas mudam. A medida que progride na vida, a sua renda atual pode saltar. Como exemplo, a minha esposa está em casa com as crianças agora, mas voltará ao trabalho em 5 anos – isso significa em 5 anos teremos um valor radicalmente diferente para esta medida.
Mas convenhamos, é melhor ter uma medida falha do que não ter medida nenhuma. Faça a conta como definida no primeiro parágrafo e compare com a tabela abaixo.
Aqui é onde você deveria estar em acordo com as recomendações:
Idade
Relação
Capital Renda
25
0,1
30
0,6
35
1,4
40
2,4
45
3,7
50
5,2
55
7,1
60
9,4
65
12
O meu caso
Ironicamente, quando calculei o meu, estava mais ou menos onde deveria estar. Eu próprio não conhecia a tabela e portanto nunca planejei minha poupança baseado nesta tabela. Assim, embora muitas vezes tenha achado que deveria ter poupado mais ou que o dinheiro da piscina que construimos na casa de campo deveria ter ido para o fundo de aposentadoria, fico contente em saber que o dinheiro extra que tenho colocado em minha aposentadoria está dentro dos conformes.
Todos nós cometemos os mesmos erros de cálculo financeiro porque somos muito otimistas ou porque as coisas mudam. Mas ao invés de voar às cegas, use esta tabela é um guia. Ela se tornará cada vez mais importante a medida que você se aproxima da idade de aposentadoria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More